Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Número de migrantes atinge os 258 milhões em 2017

19 dez, 2017 - 07:51

António Guterres, secretário-geral da ONU, pede mais cooperação e solidariedade internacional. A percentagem de pessoas que são migrantes aumentou de 2,8% em 2000, para 3,4% este ano.

A+ / A-

Veja também:


Um novo relatório da Organização das Nações Unidas quantifica em 258 milhões o número de pessoas que saíram dos países onde nasceram e vivem em outros Estados, um aumento de 49% desde 2000.

Este relatório, com periodicidade bienal, do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais, foi divulgado segunda-feira, no Dia Internacional das Migrações.

O subsecretário-geral para os Assuntos Económicos e Sociais, Liu Zhenmin, afirmou que “a informação de confiança é crítica para combater visões erradas sobre as migrações e basear as políticas de migração”.

No documento especifica-se que a percentagem de pessoas que são migrantes aumentou de 2,8% em 2000, para 3,4% este ano.

Porém, estas mesmas percentagens relativas aos migrantes que vivem em países de alto rendimento sobem para 9,6% em 2000 e 14,0% em 2017.

No seu discurso, o secretário-geral da ONU pediu mais solidariedade para com os migrantes, "uma vez que o sentimento de hostilidade tem crescido, infelizmente, ao redor do mundo. E, por isso mesmo, a solidariedade nunca foi tão urgente como agora”.

António Guterres lembrou que a migração é um tema que esteve sempre presente no mundo, pois as pessoas sempre se movimentaram à procura de novas oportunidades. Mas as mudanças climáticas, a instabilidade política e social, além de um aumento de desigualdades mostram que a migração veio para ficar. Nesta intervenção foi assertivo: o mundo precisa da cooperação internacional efectiva para gerir o fenómeno da migração.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JULIO
    31 dez, 2017 vila verde 21:04
    Tanta ignorancia! Se o Arestides de sousa mendes fosse vivo mandava prender estes comentadores
  • Mario
    19 dez, 2017 Portugal 10:55
    Ja começa a ser difícil encontrar um verdadeiro europeu neste mar de invasores.... O desaparecimento completo de Europeus deve estar nos programas constitucionais da UE.
  • TUGA
    19 dez, 2017 lISBOA 09:12
    Isto é a destruição da europa!!! .. Interessa a quem??? A isto chama-se invasão!!!

Destaques V+