Tempo
|
A+ / A-

Jerusalém. PR afirma que Portugal está preocupado com "gestos contraproducentes"

06 dez, 2017 - 14:02

Nas declarações desta quarta-feira, Marcelo nunca se referiu directamente ao possível reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel, mas alinhou com a posição do Governo.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou, esta quarta-feira, que Portugal está preocupado com "gestos que possam ser considerados contraproducentes para o clima de diálogo" no Próximo e no Médio Oriente, referindo que o Governo já manifestou essa posição.

Marcelo, que falava na Sala das Bicas do Palácio de Belém, ao lado do presidente de Itália, Sergio Mattarella, que cumpre uma visita de Estado a Portugal, nunca se referiu directamente ao possível reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel, que poderá ser anunciado ainda hoje pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

"Acompanhamos a situação relativamente ao Próximo e ao Médio Oriente e Portugal, em especial, já manifestou a nível de Governo a sua preocupação por gestos que possam ser considerados contraproducentes para o clima de diálogo, de entendimento e de paz numa área sensível do globo", declarou o Presidente da República aos jornalistas.

O chefe de Estado português falava tendo ao seu lado o presidente de Itália, Sergio Mattarella, que hoje recebeu no Palácio de Belém, no início da sua visita de Estado a Portugal.

Hoje quarta-feira, em declarações à Renascença, o ministro dos Negócios Estrangeiros disse que Portugal considera contraproducente a eventual decisão da administração Trump sobre reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

“Portugal não acompanha nem acompanhará a eventual decisão dos Estados Unidos de transferir a sua representação diplomática de Telavive para Jerusalém”, declarou Augusto Santos Silva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    06 dez, 2017 Portugal 21:09
    Contraproducentes sinceramente leia mais para melhor saber do que fala pois pelos vistos desconhece que Jerusalém sempre pertenceu aos judeus antes de Cristo.... De acordo com a tradição bíblica, o rei Davi conquistou a cidade dos jebuseus e estabeleceu-a como a capital do Reino Unido de Israel, enquanto seu filho, o rei Salomão, encomendou a construção do Primeiro Templo. Estes eventos fundamentais, abrangendo o fim do I milénio a.C. e Todos deviam saber disto.....
  • fanã
    06 dez, 2017 aveiro 16:53
    O Mundo , está mais que visto ........está repleto de psicopatas assassinos a frente de Governos de Grandes como de Pequenos Países . Mas sempre assim foi , a raça dita "humana" é a pior predadora que se move a superfície da Terra !!!............e dizem que fomos feitos a imagem de Deus !!!!!..........então foi um grande falhanço !

Destaques V+