Tempo
|
A+ / A-

"Perigo". Trump quer mudar embaixada para Jerusalém

05 dez, 2017 - 18:21

Intenção do Presidente norte-americano pode ter “repercussões perigosas na segurança e estabilidade” do Médio Oriente e do mundo, alertam palestinianos e jordanos.

A+ / A-

O Presidente norte-americano, Donald Trump, manifestou esta terça-feira a intenção de transferir a embaixada em Israel para Jerusalém.

A notícia foi confirmada pelo gabinete do Rei Abdullah, da Jordânia, após uma teleconferência entre o monarca e Donald Trump, e por fontes palestinianas.

O Rei Abdullah disse a Trump que a decisão terá “repercussões perigosas na segurança e estabilidade” do Médio Oriente e será mais um foco de tensão entre muçulmanos, judeus e cristãos.

“Jerusalém é uma das chaves para alcançar a paz e a estabilidade na região e no mundo”, refere uma nota do palácio real da Jordânia.

A transferência da embaixada de Telavive para Jerusalém será mais um obstáculo ao reinício das conversações entre palestinianos e israelitas, adverte o monarca.

O Presidente Trump também telefonou ao Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, a comunicar a intenção de transferir a embaixada.

Abbas “alertou para as consequências perigosas que a decisão terá para o processo de paz e para a paz, segurança e estabilidade da região e do mundo”.

A intenção de Trump representa uma mudança de posição dos Estados Unidos, que nas últimas décadas têm defendido que o estatuto da cidade de Jerusalém deve ser decidido em negociações com os palestinianos.

A comunidade internacional não reconhece a soberania de Israel sobre toda a cidade de Jerusalém.

Fontes oficiais norte-americanas citadas pela agência Reuters adiantam que Trump deverá reconhecer, na quarta-feira, Jerusalém como capital de Israel.

O Presidente norte-americano tem planos para que a mudança de embaixada ocorra dentro de seis meses.

De acordo com as mesmas fontes, ainda não há uma decisão final.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Gonçalves
    06 dez, 2017 ALMADA 11:05
    Os norte-americanos devem estar orgulhosos por elegerem este maluco que nem percebe uma gota de politica !! Os conselheiros dele devem estar de mãos a´ cabeça com as decisões sangrentas e despolitizadas . Grande " povo " estes americanos, grande lição que dão ao planeta .
  • natalia gomes
    06 dez, 2017 10:39
    Que fazer? todos os dias este absurdo de homem deita mais uma acha para a fogueira, não vai parar porque não sabe nem percebe que o mundo pula e avança como uma bola colorida nas mãos de uma criança... Com o seu poder e a meter as mãos em matéria "proibida", esperemos que a bola não mude de dor e que as crianças continuem livres para a fazer avançar pelas mãos de todas as crianças. Temos de acreditar que este pesadelo vai acabar bem, os americanos não merecem este lunático com manias de presidente!

Destaques V+