Tempo
|
A+ / A-

Crónica

Caridade e aposta nos jovens marcaram viagem do Papa ao Myanmar e Bangladesh

02 dez, 2017 - 11:39 • Aura Miguel

A questão dos rohingya marcou esta viagem do Papa. O encontro emotivo com eles foi dos momentos mais altos da sua passagem pelo Bangladesh.

A+ / A-

As duas vertentes com que o Papa se despede do Bangladesh bem podem servir de fio condutor desta viagem: a vertente da caridade e a aposta nos jovens.

Caridade, neste caso, com os abandonados e os mais pobres, acolhidos na “Casa da Madre Teresa”; mas caridade também com os refugiados e milhões de pobres que vivem no Bangladesh e no Myanmar, junto dos quais a Igreja quer estar e servir.

Aposta na juventude, porque foi junto deles que Francisco encerrou as duas etapas da viagem, para lhes falar de uma sabedoria que nasce da fé, que implica abrir-se aos outros e a não ficar cego à realidade e ao seu sofrimento.

Foi o que Francisco fez nestes dias, também ao dar apoio às minorias católicas nos dois países e, sobretudo, ao denunciar o êxodo dos Rohingya e a indiferença dos responsáveis mundiais, da qual pediu perdão.

Questões cruciais em dois países onde a liberdade religiosa é frágil, mas que, graças a Francisco, juntou consensos históricos entre os líderes das principais religiões, a favor da paz.

A Renascença com o Papa em Myanmar e no Bangladesh. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Papa Francisco. "A presença de Deus hoje também se chama Rohingya"
Papa Francisco. "A presença de Deus hoje também se chama Rohingya"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+