Emissão Renascença | Ouvir Online
Renascença Reportagem
O espaço de reportagem da Renascença. Segunda às 23h20
A+ / A-
Arquivo
Reportagem - Diabetes gestacional - André Rodrigues - 28/11/2017

Reportagem

Diabetes na gravidez afecta um em cada seis partos

28 nov, 2017 • André Rodrigues


Na última década, mais do que duplicou a prevalência desta condição. Além do estilo de vida sedentário e os maus hábitos alimentares, ter filhos mais tarde é também um factor de risco.

Portugal tem um milhão de diabéticos, ou seja, um em cada dez portugueses sofre da doença. Entre esse milhão de pessoas, pelo menos 400 mil desconhecem o diagnóstico da doença.

O problema é preocupante, em particular, no caso das grávidas. Um em cada seis partos que ocorrem no país é afectado pela diabetes gestacional.

Na última década, mais do que duplicou a prevalência desta condição, que, normalmente, desaparece com o nascimento do bebé e que é motivada, não apenas pelo estilo de vida sedentário ou pelos maus hábitos alimentares. A diabetes gestacional é também fruto de um retrato sociológico cada vez mais frequente em Portugal: os casais decidem ter filhos mais tarde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.