Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fátima. “Graça e Misericórdia" marcam o ciclo pós-centenário das Aparições

27 nov, 2017 - 22:06 • Paula Costa Dias

Santuário definiu plano pastoral para o próximo triénio.

A+ / A-

O santuário de Fátima prepara-se para dar início a um novo ciclo, depois da comemoração do centenário das aparições, tendo definifo um período de três anos em que a actividade pastoral é subordinada ao tema genérico “Tempo de Graça e Misericórdia”.

Nos próximos três anos, cada ano versará uma temática específica. “Tempo de graça e misericórdia: dar graças pelo dom de Fátima” é o tema do primeiro ano 2017/2018 e sublinhará a consciência do dom recebido, iniciativa gratuita e amorosa de Deus.

O segundo ano, 2018-2019, percorrer-se-á à luz de “Tempo de graça e misericórdia: dar graças por peregrinar em Igreja”, evocando a dimensão eclesial deste dom à Igreja e à humanidade, para a Igreja e para o mundo.

Por fim, o ano de 2019-2020, dará relevo à vocação à santidade, dom e tarefa, e será designado por “Tempo de graça e misericórdia: dar graças por viver em Deus”.

Com este percurso, o santuário quer evocar os momentos de graça que marcam a centenária história do acontecimento de Fátima, procurando avivar a consciência do dom que este acontecimento é para a contemporaneidade.

Ao triénio associam-se também alguns acontecimentos que oferecem o contexto transversal aos três anos pastorais: a restauração da Diocese de Leiria, ocorrida em 17 de Janeiro de 1918, a morte de Francisco Marto, em 4 de Abril de 1919, a edificação da Capelinha das Aparições, em 1919, a morte de Jacinta Marto, a 20 de Fevereiro de 1920, a construção da escultura de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, nesse mesmo ano, e, ainda em 1920, o início do ministério pastoral de D. José Alves Correia da Silva como bispo de Leiria.

O tema deste triénio será oficialmente apresentado no dia 2 de Dezembro, numa jornada marcada para as 15h00, no centro Pastoral de Paulo VI, que contará com as participações do reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, e a intervenção do bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto.

Durante a sessão, será apresentado o tema do ano pelo professor da Universidade Católica José Rui Teixeira, seguindo-se um apontamento musical pela Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, sob a direcção da maestrina Paula Pereira. Será também apresentado o n.º 8 da revista Cultural Fátima XXI, pelo director do Serviço de Estudos e Difusão, Marco Daniel Duarte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+