Tempo
|
Espaço do Consumidor
Um espaço para responder a todas as dúvidas dos consumidores (terças e quintas, depois das 11h15)
A+ / A-
Arquivo
Espaço do Consumidor - Açucar nas bebidas - 28/11/2017

Espaço do Consumidor

Sabia que um néctar de fruta tem mais açúcar do que um refrigerante?

28 nov, 2017 • Fátima Casanova


Desde Fevereiro que os refrigerantes são taxados, mas há algumas as bebidas açucaradas que ficaram à margem do novo imposto.

A quantidade de açúcar incluída no leite achocolatado e a introdução de um imposto sobre esta bebida fez correr alguma tinta dominou várias conversas. A intenção era do PAN, mas não passou no Parlamento.

Mas será que o leite com chocolate é a única bebida que carrega nos açucares e não é taxada? Sabe quantos gramas de açúcar tem um néctar de fruta? Muitas vezes são apresentados como uma opção mais saudável aos refrigerantes, mas a verdade é que podem estar carregados de açúcar.

Numa selecção de quatro bebidas, cujos rótulos estiveram em análise no Espaço do Consumidor, o néctar bateu o recorde, com 136 gramas por litro – muito à frente do refrigerante com 89 gramas por litro.

O leite com chocolate apresentou 120 gramas por litro. Um pacote pequeno que as crianças levam para a escola tem o equivalente a dois pacotinhos de açúcar.

A bebida de aveia (comumente chamada de “leite de aveia”) foi a que revelou ter menos açúcar: apenas 45 gramas por litro.

Há bebidas destas – de amêndoa, arroz ou soja – sem açúcar, mas os preços são, geralmente, mais altos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    28 nov, 2017 Lisboa 17:42
    Já fizeram as contas aos iogurtes? É uma pouca vergonha a quantidade de açúcar que qualquer um deles tem até mesmo nos magros.
  • Maria
    28 nov, 2017 Lx 17:40
    Não confundir as coisas... o açúcar que a fruta naturalmente tem é a FRUTOSE e claro que tem de aparecer na composição do sumo/néctar. Na natureza, é encontrada em frutas (daí os nomes frutose ou açúcar de frutas), vegetais, cereais e também no mel.O ideal é consumi-la por meio de frutas e outros vegetais, pois esses alimentos apresentam uma menor concentração de frutose, e a combinação com fibras e demais nutrientes da fruta, faz com que a absorção ocorra de forma mais lenta, sem desequilibrar o metabolismo. E por que razão são alarmistas ao lançar uma notícia, em vez de procurar explicar as coisas ? O artigo poderia ser muito melhor!
  • Vasco
    28 nov, 2017 17:33
    Bebida de aveia com 45g? Acho que falta uma vírgula. Toca lá a corrigir isto. Já agora, esta de soja ( https://en.joya.info/produkt/organic-pure-soy-drink/ ) tem apenas 0.8g.
  • Ana Maria Mende
    28 nov, 2017 pt 16:49
    Mas e que tipo de açucares estamos a falar? Artigo muito pobrezinho, alarmista e enganador...
  • pepio
    28 nov, 2017 Porto 16:45
    qual açucar?? sacarose, frutose??? qual? têm o mesmo os dois??