Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo elogia D. António Francisco dos Santos

26 nov, 2017 - 16:17

Bispo do Porto faleceu em Setembro.

A+ / A-

O Presidente da República elogiou, em Marco de Canaveses, D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto falecido em Setembro, recordando-o como "um grande português" e uma personalidade "de coração aberto".

"Foi um grande português. Eu recordo a forma como se associou à celebração do 10 de Junho, este ano, abrindo as portas do Paço Episcopal, abrindo a própria Sé e os claustros da Sé, traduzindo no fundo uma realidade que é a história de Portugal, a história da ligação entre a Igreja Católica e a nação portuguesa", comentou, em declarações aos jornalistas.

O chefe de Estado participou na homenagem prestada pela paróquia local, no âmbito da qual assistiu à missa dominical, realizada na igreja da cidade.

"Foi um convite muito simpático do pároco desta paróquia associar-me a uma homenagem tão justa. Foi um grande bispo, de uma dedicação, de uma humanidade, de um coração aberto, de um sacrifício até ao limite das suas forças físicas, em duas dioceses, mas em particular aqui na diocese do Porto. Deixou um traço de amizade em todos aqueles que contactaram com o senhor D. António Francisco", considerou o Presidente.

Em Julho deste ano, o bispo do Porto tinha sido agraciado pela Câmara de Marco de Canaveses com a Medalha de Honra do Município.

Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido em clima de festa por centenas de pessoas e pela nova presidente da câmara, Cristina Vieira, eleita em Outubro, junto à igreja e ao Centro Paroquial de Santa Maria de Marco de Canaveses.

Do programa da visita constava também uma visita ao hospital da cidade para assinalar o 50.º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses, acompanhado pelo presidente da União das Misericórdias Portugueses, Manuel Lemos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+