Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fachada da Igreja do Loreto, em Lisboa, parcialmente incendiada

24 nov, 2017 - 10:58

Alegados actos de vandalismo terão ocorrido no fim-de-semana.

A+ / A-
Fotos: Pedro Filipe Silva/RR
Fotos: Pedro Filipe Silva/RR

A fachada da Igreja de Nossa Senhora do Loreto, no Chiado, também conhecida como a Igreja dos Italianos, sofreu um acto de vandalismo, no passado fim-de-semana. A notícia foi avançada pelo jornal "online" "O Corvo" e confirmada no local pela Renascença.

Os danos são visíveis no lado direito sobre a escadaria, onde a pedra ficou muito enegrecida.

O jornal "O Corvo", especializado em temas de Lisboa, descreve que os estragos resultaram de uma combustão junto a uma estrutura de andaime utilizada como apoio aos trabalhos de reabilitação a decorrer no interior do templo.

"O fogo terá sido ateado deliberadamente, com recurso a um líquido combustível altamente inflamável, às quatro horas da madrugada de domingo (19 de Novembro), por alguém ou grupo de indivíduos que, suspeita-se, terá realizado actos idênticos naquela zona da cidade", escreve "O Corvo".

A Igreja de Nª Sra. do Loreto (ou Igreja dos Italianos) foi erigida em 1518, a pedido da comunidade italiana residente em Portugal.

Recuperada após o terramoto de 1755, trata-se “de uma igreja de nave única, revestida com mármores de Itália e decorada com estátuas de pedra dos Evangelistas e dos Apóstolos”, segundo a Câmara de Lisboa.

A igreja integra a "Lisboa Pombalina", que está classificada como Conjunto de Interesse Público.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joy
    24 nov, 2017 Porto 17:58
    Pois nas redes sociais já havia comentários que os incêndios dos matos mais tarde ou cedo se estenderiam ás zonas urbanas .Aqui não há matas para limpar nem proprietarios para multar.As politicas agressivas fiscais e conducentes a perda das liberdades individuais ,saques e ataque á propriedade rustica e urbana vai dar muito que falar.
  • Mar
    24 nov, 2017 Algarve 12:52
    Luis Costa, o meu nome é Mar mas é coincidência, não foi o Mário que respondeu pelo que não entrou em lenga-lengas; provavelmente nem viu o meu comentário. Apenas me perguntei se o Luis Costa acharia mesmo que os islamitas seria estrangeiros. É tão frequente, essa confusão de se achar que em Portugal não há islamitas - e há tantos! Era só esse o meu ponto. Mario, desculpe a confusão que se gerou.
  • Luís Costa
    24 nov, 2017 Lisboa 12:23
    MARIO ....tanto podem ter sido islamitas como pode ter sido você .... a lógica é a mesma . Em Foz Coa quem foi que vandalizou as gravuras ??? Os suspeitos de fogo posto ..... quem são ??? A sua lenga lenga nada tem a ver com preocupação .
  • Mar
    24 nov, 2017 Algarve 12:13
    Luis Costa... acha que os islamitas são todos estrangeiros?
  • Luis Costa
    24 nov, 2017 Lisboa 11:35
    MARIO .... você tem suficientes vândalos nacionais para precisar de estar já a mandar pedras aos vizinhos
  • Elsa
    24 nov, 2017 Braga 11:33
    A FPF tem de tomar medidas relativamente a isto. Os adeptos do carnide não podem continuar a vandalizar a nossa cidade e continuar impunes. Ainda vão matar mais pessoas antes de serem parados.... a bem ou a mal.
  • Mario
    24 nov, 2017 Portugal 11:19
    Deve ser para construir outra mesquita pois nao tarda a Europa será Islamita....

Destaques V+