Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu o actor João Ricardo

23 nov, 2017 - 19:58

Actor estava internado devido a um tumor maligno. Tinha 53 anos.

A+ / A-

Veja também:


Morreu o actor João Ricardo vítima de um tumor maligno, avançou a SIC Notícias. Tinha 53 anos.

João Ricardo estava internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Deixa um filho de 11 anos.

O actor foi dignosticado com um tumor no cérebro em 2016. Foi submetido a uma operação de urgência, mas um ano depois a doença regressou.

João Ricardo foi obrigado a deixar o trabalho numa telenovela no último Verão para receber tratamento.

Num comunicado divulgado em Outubro, os representantes do actor explicaram "o tumor reapareceu" e que o actor estava em "fase de tratamentos".

“Quando digo que tenho cancro e que me dá vontade de rir, também é uma forma de exorcizar esta questão. O que me custa é as pessoas olharem para mim como um coitadinho", disse João Ricardo numaentrevista à revista “Caras” publicada em Novembro do ano passado.

O actor que enfrentou várias dificuldades ao longo da vida - chegou a dormir na rua durante um período da sua juventude - falou sempre abertamente sobre a luta contra a doença.

"O cancro é cruel, podemos morrer dele, mas agora o cancro não tem de nos vencer a nós. Temos que matar o caranguejo”, afirmou na mesma entrevista.

Um mestre em várias artes

Ficou conhecido do grande público pelos papeis em telenovelas. "Laços de Sangue", "Mar Salgado", "Rainha das Flores" e "Espelho D'Água" foram os seus últimos trabalhos em televisão, na SIC.

Quando regressou ao trabalho após recuperar do primeiro tumor, dedicou-se a tentar cumpriu um sonho antigo, o de atravessar a nado o estreito de Gibraltar. Começou a treinar duas vezes por dia, em piscina, com vista a preparar-se para fazer a travessia em Dezembro de 2018.

A sua carreira de actor começou em 1989, com uma participação especial na série de televisão "Caixa Alta", da autoria de Tozé Martinho e Manuel Arouca, exibida na RTP.

Ainda na estação pública, participou como actor convidado em "O quadro roubado" e "Nós os ricos", com destaque de elenco principal em "Lelé e Zequinha" e "Cruzamentos".

Em 2003, teve a sua primeira participação fora da RTP, numa telenovela da TVI, intitulada "Coração Malandro".

No cinema fez parte dos elencos dos filmes "A passagem da noite" (2003), de Luís Filipe Rocha, "A costa dos murmúrios" (2004), de Margarida Cardoso, "Os meus espelhos" (2005), de Rui Simões, e ainda "Corrupção" (2007), "A corte do Norte" (2008) e "Filme do Desassossego" (2010), todos de João Botelho.

No teatro, colaborou com o Teatroesfera e com o Teatro Nacional D. Maria II, onde encenou peças como "Sonho de Uma Noite de Verão" e "A Ilha Encantada", de William Shakespeare, e interpretou peças "Ricardo II", "Hamlet".

Foi também director artístico do Teatro de Carnide. A sua carreira teatral conta ainda com a encenação, em 2002, do monólogo "A voz humana", com Florbela Oliveira.

Fez também teatro radiofónico, nomeadamente na série Teatro Sem Fios, da Antena 2, onde protagonizou "Três Parábolas da Possessão", de Francisco Luís Parreira.

O gosto pela escrita concretizou-o com um livro infantil, publicado em 2013, com ilustrações de Ana Sofia Gonçalves, intitulado "Queres namorar comigo?", que conta a história de um caracol que se apaixona por uma girafa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 24 nov, 2017 15:44
    Um bom ator, descanse em paz.
  • 23 nov, 2017 20:24
    Um bom actor sempre bem disposto sempre com um sorriso descansa em paz amigo

Destaques V+