Tempo
|
A+ / A-

Professores levantam greve às actividades não lectivas

21 nov, 2017 - 14:52

Fenprof e FNE desconvocam protesto depois de o Governo ter aceitado discutir os horários de trabalho dos docentes.

A+ / A-

A greve de professores às actividades não lectivas foi desconvocada pela Fenprof e FNE.

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) decidiu levantar a greve às actividades com os alunos inscritos na componente não lectiva dos professores depois de o Governo aceitar pela primeira vez discutir os horários de trabalho dos docentes.

No final de uma reunião no Ministério da Educação, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, afirmou que, face à disponibilidade manifestada pela tutela para negociar várias matérias do interesse dos professores, a estrutura sindical decidiu levantar a greve a decorrer desde 6 de Novembro e que deveria terminar a 15 de Dezembro.

Em função da evolução das negociações, no final do primeiro período, decidiremos se retomaremos a greve ou não”, disse Mário Nogueira.

Também a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciou o levantamento da greve à componente não lectiva do horário dos professores, depois de na reunião com o Governo ter obtido garantias de que a definição do horário será negociada.

À saída da reunião com a secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, disse aos jornalistas que o processo de negociação para a revisão dos horários dos professores deverá iniciar-se em Janeiro, garantia suficiente para a federação decidir levantar a greve.

Os sindicatos da educação começaram esta terça-feira um processo negocial com o Governo relacionado com os horários de trabalho e a progressão na carreira de alguns docentes, bem como aspectos referentes aos concursos.

[Notícia actualizada às 18h44. A FNE também levantou a greve]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Silva
    21 nov, 2017 Albufeira 17:24
    A generosidade do che nogueira não tem limites
  • Eborense
    21 nov, 2017 Évora 16:59
    Obrigado camarada Nogueira pela sua compreensão com os camaradas Costa de Lisboa, Catrina do teatro e Jerónimo Young-Un.
  • ESQUERDELHOS TANGA
    21 nov, 2017 Lx 15:14
    Este inútil continua a fazer que negoceia com o governo para alimentar a luta dos professores sabendo que nada vai conseguir pois economicamente é incomportável para um país que está de tanga como Portugal e que deve mais de 250 mil milhões a credores internacionais...Um fantasista e um pulha este sindicalista que não faz nada na vida a não ser chatear os alunos...Não se preocupa com o sistema de ensino público mas apenas com as remunerações e afins dos professores.Um vendido que ataca a escola pública e a delapida...
  • TUGA
    21 nov, 2017 Lisboa 15:13
    Este nogueira faz o quê na vida?? trabalha onde? é professor de quê??? Esta actividade circense dos professores meteu o PS num bom caldinho. Que avaliação têm os professores??há bons? maus? e razoáveis? quem os avalia?? formação continua?? têm?? muitos são professores por falta de capacidade de trabalharem numa empresa. É dar mais dinheiro e menos horas de trabalho que se faz a reforma do ensino que espera há 43 anos??´ Isto é uma palhaçada promovida pela agência de espetáculos que é o PCP dono da CGTP e que pagamos com os nossos impostos.

Destaques V+