Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seca. Alentejo interior recebe 40 milhões para abastecimento de água

20 nov, 2017 - 14:49

O ministro do Ambiente deu uma aula sobre seca a alunos do primeiro ciclo de uma escola de Vila Nova de Gaia.

A+ / A-

O ministro do Ambiente disse, esta segunda-feira, que estão a ser investidos 40 milhões de euros para assegurar o abastecimento de água a todo o Alentejo interior.

“É uma das zonas do país onde a seca é mais evidente, onde menos chove, e onde contamos já no próximo verão ter, por exemplo, a ligação da Alqueva até Mértola a funcionar em pleno e, dessa forma, sossegar bastante um conjunto muito significativo de portugueses”, afirmou Matos Fernandes.

O ministro do Ambiente falava aos jornalistas, na Estação de Tratamento de Água de Lever, concelho de Vila Nova de Gaia, no final de uma aula sobre a seca que se vive em Portugal e sobre poupança de água a alunos do primeiro ciclo.

Matos Fernandes salientou que neste momento estão a ser investidos no círculo urbano da água, financiados pelo Ministério do Ambiente, “cerca de 400 milhões de euros em todo o país, num sector que nos últimos 20 anos investiu mais de 10 mil milhões de euros, seja na parte do abastecimento de água, na recolha e tratamento de fluentes”.

Garantindo que “no momento não existe o risco” de aumentar o preço da água para os consumidores, o ministro referiu que Portugal tem “uma infraestrutura muito robusta de estações de tratamentos que estão capazes de tratar água mesmo quando ela tem uma maior quantidade orgânica”.

Contudo, Matos Fernandes disse ser “evidente que quando a água bruta, ou seja, na origem, tem menor qualidade é indispensável gastar mais energia e é indispensável juntar mais reagentes para garantir que Portugal continue a ter em todo o seu território 99% de análises com água segura e de excelente qualidade”.

"Sucesso"

“Este Governo orgulha-se de ter aprovado o primeiro plano de contingência contra a seca, que foi aprovado exactamente em Julho, numa comissão interministerial que foi criada para o efeito, e que nos permitiu agir por antecipação”, disse, lembrando, de seguida, que “quando se adivinhava já um Verão com pouca água, as empresas das Águas de Portugal contrataram por antecipação meio milhão de euros de camiões cisterna para abastecer os pequenos aglomerados, nomeadamente durante o Verão”.

“Neste momento, também estamos a consegui-lo em Viseu, mas repito o nosso sucesso é, sobretudo, o sucesso que resulta da capacidade que os portugueses têm de empenhar-se por usar a menor capacidade de água possível”, sublinhou.

Matos Fernandes apelou “a todos os portugueses” para que poupem água, referindo que “o governo tem todas as condições para honrar o compromisso de que não vai faltar água na torneira, mas para que isso aconteça temos mesmo que nos esforçar e consumir a menor quantidade possível”.

O ministro afirmou ainda que, no momento, “não são necessárias medidas restritivas a curto prazo”.

“Não é por aí que devemos começar, devemos continuar a reduzir o consumo que estamos a fazer. Essa é a nossa proposta, e estamos a conseguir ter sucesso, porque estamos a ser cada vez mais bem acompanhados por empresas, autarquias e, certamente, por um conjunto já grande de portugueses”, sublinhou.

As medidas de médio e longo são “em primeiro lugar, dragar fundos de barragens, essa acção está a ser iniciada pela Agência Portuguesa do Ambiente, (…) em segundo lugar, e por solicitação da Câmara de Viseu e da Câmara de Mangualde, de altear o coroamento da barragem de Fagilde, e, em terceiro lugar, retirar as colónias de jacintos que começam a aparecer devido à menor quantidade de águas nos rios”, disse.

Por último, acrescentou o ministro, “ligar alguns sistemas, como por exemplo o do rio Balsemão, em Lamego, a Viseu, e a partir da barragem do Alqueva, que tem uma excepcional capacidade de reserva de água, fazer ainda mais ligações, por exemplo, à albufeira do Monte da Rocha, já na bacia hidrográfica do Sado”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • AGUADEIRO
    20 nov, 2017 Rio Vêz 17:57
    Oh Senhores Políticos da ESQUERDA PORTUGUESA, oh Senhores das ASSOCIAÇÕES AMBIENTALISTAS deste PORTUGAL, então agora a BARRAGEM DO ALQUEVA já PRESTA? Agora já são precisas mais BARRAGENS? Agora já não há água para a Classe ELITISTA da ESQUERDA PORTUGUESA? Então SENHORES DEPUTADOS DA ESQUERDA agora quem na altura Planeou e Mandou construir ALQUEVA já não é DESPESISTA e já não é o HOMEM do BETÃO? Agora apetece-me dizer, afinal a ESQUERDA POLÍTICA o que quer e deseja é a Velha Máxima: QUANTO PIOR MELHOR. Quando ouço o Sr.Ministro do Ambiente apelar para poupar água e dizer que há dinheiro para investir num transvase pergunto-lhe, o senhor conhece o TERRITÓRIO (TODO) NACIONAL? Se for preciso eu poupo água mas não poupo Juízo, coisa que Muitos não têm.
  • Carlos Silva
    20 nov, 2017 Amora - Seixal 16:05
    São muitos garrafões de água!

Destaques V+