Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD quer levantamento nacional de idosos que vivem sozinhos

14 nov, 2017 - 06:21 • Eunice Lourenço

Propostas de alteração ao Orçamento apresentadas pelos sociais-democratas incluem isenção do complemento por dependência e programa especial de apoio ao regresso de portugueses no estrangeiro.

A+ / A-

O PSD quer que, em 2018, seja feito um levantamento nacional de todos os idosos que vivem sozinhos para apurar as suas condições de vida, de modo a “melhor desenhar medidas e propostas adequadas a estes cidadãos.

Esta é uma das propostas sociais-democratas para o Orçamento do Estado (OE) do próximo ano.

As propostas na área da Segurança Social, a que a Renascença teve acesso e que devem ser apresentadas esta terça-feira, estão divididas em três áreas.

No capítulo do “cuidado ao envelhecimento”, além do levantamento nacional dos idosos que vivem sozinhos, os sociais-democratas propõem a isenção em sede de IRS do complemento por dependência atribuído a pensionistas que precisam de apoio para necessidades básicas do dia-a-dia.

Na área do “apoio ao regresso dos portugueses residentes no estrangeiro”, o PSD propõe a criação de um “programa especial de apoio a portugueses que se vejam forçados a fixar-se em Portugal em resultado das graves crises políticas, económicas e humanitárias nos países onde residem”.

Com uma referência directa à situação que se vive na Venezuela, os sociais-democratas consideram que é necessário haver uma dotação orçamental específica para apoiar a região autónoma da Madeira, que se tem visto a braços com situações para as quais não tem mecanismos de financiamento suficientes.

No que diz respeito à “segurança e qualidade para os actuais e futuros pensionistas”, o PSD quer que seja cumprida a norma que obriga o Governo a reverter para o fundo de estabilização financeira da segurança social uma parcela de dois a quarto por cento das contribuições dos trabalhadores por conta de outrém.

Essa transferência, segundo o PSD, “há anos” que não é feita com o argumento da conjuntura económica, argumento esse que os sociais-democratas alegam que não pode ser utilizado em 2018, porque o OE prevê um saldo de 350 milhões de euros no sistema previdencial.

O PSD propõe também que seja criada uma comissão técnica para a revisão do modelo de gestão orçamental da Segurança Social, quer que o Instituto Nacional de Estatística (INE) seja obrigado a produzir e divulgar informação sobre todos os subsistemas da Segurança Social e pretende um reforço das atribuições e competências do Conselho de Finanças Públicas na avaliação independente à sustentabilidade dos sistemas de proteção social.

Os sociais-democratas propõem ainda reforço dos mecanismos de transparência orçamental, com a divulgação obrigatória da informação sobre receitas e despesas da segurança social por fonte de financiamento. E querem que os parceiros sociais tenham participação não executiva na gestão dos diferentes institutos de Segurança Social.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Mendes
    14 nov, 2017 Sintra 23:51
    Infelizmente o PSD e o CDS estiveram no governo e nada fizeram pelos idosos, pelo contrário. Ainda empobreceram os idosos, puseram-nos a pagar a taxa moderadora, e quem tinha a 3ª pensão perdeu-a e se a quisesse voltar a ter tinham que ir ao delegado de saúde e pagarem 50,00€, com reformas de miséria. São uns aldrabões. Querem poleiro enganando o povo. Deviam estar era todos presos. Basta ver o caso Tecnoforma. Temos políticos, corruptos e querem o mal do país, e mal do povo português. Hoje não sabemos quem é a pessoa certa para governar o país e os nossos impostos.
  • E A TECNOFORMA II ?
    14 nov, 2017 Seixal 19:52
    Bruxelas diz que houve fraude na Tecnoforma . gabinete anti-fraude da Comissão Europeia diz que houve fraude no caso da Tecnoforma, empresa onde Pedro Passos Coelho foi consultor e administrador, contrariando as conclusões do Ministério Público, que não encontrou irregularidades, avança o “Público”, esta segunda-feira. Adianta ainda que “o montante a recuperar” pelas instituições europeias, devido às irregularidades detetadas na Tecnoforma, ascende a 6.747.462 euros. De acordo com o “Público”, o gabinete anti-fraude da Comissão Europeia (OLAF) concluiu que “foram cometidas graves irregularidades, ou mesmo fraudes, na gestão dos fundos europeus” atribuídos, entre 2000 e 2013, aos projetos da Tecnoforma e a outros cujo titular foi a Associação Nacional de Freguesias (Anafre), mas cuja execução foi sub-contratada, em 2006, à Tecnoforma. Noticiado na 2ª feira (ontem). Onde andam os comentadores de serviço da rádio renascença, aqueles que, por exemplo, andaram mais de um mês a desacreditar o 1º ministro e o ministro da defesa, com a história do roubo do material de guerra em Tancos.
  • Pois!
    14 nov, 2017 Lis 16:45
    Durante 4 anos de sufoco foram-lhes aos bolsos e deitaram-nos a baixo, agora querem que se levantem! Isto é gentalha do piorio e sem escrúpulos!...cambada de hipócritas!
  • E a Tecnoforma?
    14 nov, 2017 Lx 16:28
    Quando é que farsola vai devolver os 6 milhões fraudulentos, à União Europeia? Sobre isto os media não fazem nenhum alarido! Há conivência? Esta comunicação social só enfatiza o que acontece com os partidos da solução governativa! Tudo o resto quanto menos, melhor!
  • Poupem-nos
    14 nov, 2017 pt 13:46
    a inteligência e não nos atentem mais! Isto é incrível e surreal! Estes politiqueiros nem merecem o ar que respiram! Devem pensar que estão a ser levados a serio!
  • durante 4 anos
    14 nov, 2017 Cas 13:38
    de desgoverno porque não o fizeram? Esta seita quer fazer-nos de estúpidos à força tal como quiseram empobrecer o país e destruir famílias e empresas, custasse o que custasse!...Receita para não piegas!
  • Pedro Silva
    14 nov, 2017 Lisboa 13:09
    Agora? Quando foram governo aplicaram-lhes a austeridade e muitos apareceram mortos em casa. Também nada fizeram em relação aos idosos que foram deixados em pensões de má qualidade. A ideia foi apenas «taxar» e subir impostos.
  • vitor
    14 nov, 2017 Lisboa 08:47
    Quando estiveram no poder não se preocuparam com os idosos. Agora que estão na oposição estão preocupados. Isto não é democracia. É oportunismo.
  • F Soares
    14 nov, 2017 A da Gorda 08:32
    ... e depois quem faz a manutenção dos registos ???? Ou só se vai fazer uma vez ?
  • F Soares
    14 nov, 2017 A da Gorda 08:32
    ... e depois quem faz a manutenção dos registos ???? Ou só se vai fazer uma vez ?

Destaques V+