Tempo
|
A+ / A-

Primeiro-ministro espanhol foi a Barcelona apelar ao voto

12 nov, 2017 - 14:28

Na primeira visita à Catalunha, Mariano Rajoy defendeu ser preciso “recuperar” a região para a democracia.

A+ / A-

O primeiro-ministro espanhol apelou este domingo aos catalães que fossem votar no dia 21 de Dezembro, para que se possa “restaurar a normalidade” na região.

“Queremos uma afluência às urnas em massa para dar início a uma nova era política de tranquilidade, normalidade, coexistência e respeito”, afirmou Mariano Rajoy na sua primeira visita a Barcelona desde que foi accionado o artigo 155º da Constituição.

As eleições foram marcadas por Madrid na sequência da declaração de independência da Catalunha e do referendo que lhe deu origem, com vista a eleger um novo parlamento regional.

“Precisamos de trazer a normalidade de volta à Catalunha para reduzir a tensão e parar com os prejuízos que a economia tem sofrido”, defendeu o chefe do Governo espanhol.

Apesar de a oposição inicial, os dois principais partidos pró-independência (PDeCAT, do deposto Carles Puigdemont, e ERC), já garantiram que irão participar. Contudo, não conseguiram chegar a um entendimento para concorrerem em conjunto, o que poderá prejudicar os resultados dos separatistas.

Mariano Rajoy deslocou-se à Catalunha para a apresentação de Xavier García Albiol como candidato do Partido Popular ao governo regional.

O Governo espanhol convocou eleições na Catalunha para 21 de dezembro, depois de ter decidido aplicar o artigo 155.º da Constituição, que suspende a autonomia da Catalunha. O executivo regional foi destituído e o parlamento regional dissolvido.

As decisões do executivo de Mariano Rajoy, apoiadas pelo maior partido da oposição, os socialistas do PSOE, aconteceram depois de a declaração de independência da Catalunha ter sido aprovada em 27 de outubro por 70 dos 135 deputados do parlamento catalão. A votação decorreu sem a presença da oposição, que abandonou a assembleia regional.

Segundo uma sondagem publicada este domingo pelo “El País”, a maioria dos espanhóis, catalães incluídos, concordam com as eleições. Já quanto à maneira como Madrid lidou com a questão da independência gera divergências.

No sábado, 750 mil pessoas marcharam em Barcelona para apelar à libertação dos líderes separatistas.

“Liberdade para os presos políticos. Somos uma república.” Milhares saíram à rua em Barcelona
“Liberdade para os presos políticos. Somos uma república.” Milhares saíram à rua em Barcelona
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+