Tempo
|
A+ / A-

Novo terminal de cruzeiros vai levar mais 100 mil passageiros a Lisboa em 2018

10 nov, 2017 - 09:30

O edifício, desenhado pelo arquitecto Carrilho da Graça, representa um investimento de 77 milhões, verbas que devem ser recuperadas em três anos.

A+ / A-

O Governo prevê que “2018 será o melhor ano de sempre de cruzeiros em Lisboa”. A estimativa é avançada à Renascença pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, no dia em que é inaugurado o novo terminal da cidade, junto a Santa Apolónia.

O edifício, desenhado pelo arquitecto Carrilho da Graça, representa um investimento de 77 milhões, verbas que devem ser recuperadas em três anos, uma vez que, segundo as estimativas, os efeitos esperados na economia devem chegar aos cem milhões de euros.

“Teremos um crescimento de escalas na ordem dos 8% mas, em termos de passageiros será muito maior.O crescimento passará de cerca de 520 mil passageiros para mais 100 mil, ou seja, cerca de 620 mil passageiros num ano”, detalha Ana Paula Vitorino.

Nesta entrevista, a governante diz ainda que a infraestrutura “vai permitir, de uma forma eficiente, oferecer outro tipo de serviço de cruzeiros” e que “vai aumentar a riqueza e potenciar a criação de postos de trabalho”.

O novo terminal é composto um edifício com 13.800 metros quadrados em três andares. Já o cais terá 1.490 metros quadrados e “capacidade para receber navios de vários tipos e dimensões com um calado até 12 metros", lê-se numa nota enviada às redacções pela Administração do Porto de Lisboa.

A cerimónia vai contar com a presença do primeiro-ministro, António Costa, da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a par da presidente da APL, Lídia Sequeira, do presidente da 'Lisbon Cruise Terminals', Luís Miguel Sousa, e do diretor executivo da 'Global Ports Holding', Emre Sayin.

O novo terminal é inaugurado esta sexta-feira, depois de o Governo ter previsto a sua entrada em funcionamento para Maio e, posteriormente, a sua inauguração no Verão.
Informação enviada à agência Lusa pela Administração do Porto de Lisboa (APL) refere que o novo terminal iniciou a sua atividade no dia 18 de Setembro, quando recebeu um navio com 3.500 passageiros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • André
    10 nov, 2017 Lisboa 11:25
    Veio dar um novo ar ali à fachada de Santa Apolónia. Melhor que isso, os passageiros dos navios, acabam por ficar com tudo ali ao alcance: Estação de Comboios que permite a ida para todos os pontos de Portugal e Espanha, acesso ao aeroporto em 15 minutos (metro ou autocarro) e acesso a toda a Lisboa por meios de transporte variados, incluindo a pé. São capazes é de precisar de o estender até ao Jardim do Tabaco, pois se cá aparecerem aqueles 3 barcos gigantes como estiveram no ano passado, não cabe lá mais nenhum... tanto que o Oceans acabou por ir para Alcântara, por causa de um atraso na saída de um deles. As agências de viagens também estão a aproveitar para montar ali bases de operações, pois vai permitir que sejam feitas pontes aéreas para embarcarem nos navios que vão seguir para a América. Como a distância entre o aeroporto e o local de embarque fica a menos de 30 minutos, várias empresas já estão a usar isso para movimentar os seus passageiros, algo que era muito complicado anteriormente.
  • ao b santos
    10 nov, 2017 lx 10:53
    Você deve ter tirado o curso de urbanismo e ordenamento do território, em Cacilhas, ou em alguma "universidade" de verão partidária! Já se deu ao trabalho de pensar que o terminal em S. Apolónia está situado, mesmo no centro da cidade e os turistas podem caminhar para ele, a pé, sem terem de utilizar qualquer outro meio de transporte. É um privilegio de uma capital o que é importante uma vez que os navios de cruzeiro não estão muitas horas atracados! Bom fim de semana. Passe bem!
  • B Santos
    10 nov, 2017 Lisboa 10:07
    E as lindissimas gares marítimas da Rocha e de Alcântara? Com as necessárias adaptações se calhar poderiam ser utilizadas para terminal de cruzeiros. Assim continuam a apodrecer enquanto se gastam os milhões que temos de pedir emprestados. Fraco país e maldita gente.
  • ANTONIO GONCALVES FE
    10 nov, 2017 oeiras 10:03
    Pensava que os navios é que os trarão!!!!

Destaques V+