Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Web Summit

Sara Sampaio denuncia sexualização de modelos menores de idade

09 nov, 2017 - 12:18 • Pedro Rios

Modelo da Victoria’s Secret falou, na Web Summit, do caso em que denunciou alegados abusos por parte de uma revista. As redes sociais dão “poder” às modelos, disse.

A+ / A-

A indústria da moda continua a explorar as modelos, algumas menores de idade, levando-as a expor o corpo contra a sua vontade, denunciou a modelo portuguesa Sara Sampaio, esta quinta-feira, na Web Summit, em Lisboa.

A modelo portuguesa, conhecida em todo o mundo como uma das “angels” da marca de “lingerie” Victoria’s Secret, tinha denunciado, já em Outubro, práticas na indústria da moda que exploram os modelos, sobretudo os mais novos. Sara apareceu numa numa edição da revista francesa “Lui”. As fotos não foram autorizadas pela modelo da Victoria’s Secret, que tinha assinado um contrato com a “Lui” que não previa fotografias em que surgisse despida.

Sara Sampaio denunciou o caso nas redes sociais, onde é seguida por 9 milhões de pessoas (5,9 milhões só no Instagram), e a história correu mundo.

Na conferência “The modern day model”, no palco Modum da Web Summit, Sara Sampaio explicou como as redes sociais deram-lhe “poder” para poder denunciar práticas como esta, que diz serem comuns na indústria da moda.

Antes das redes sociais, disse Sampaio, os modelos - homens, mas sobretudo as mulheres - “não tinham uma voz”. Eram tempos de “faz o teu trabalho, cala-te e vai para a casa”, resumiu. Ferramentas como o Facebook, o Twitter e o Instagram “mudaram completamente” a indústria, alcançando “coisas incríveis” para os modelos, que ganharam “voz”. “Começamos a ser vistas como iguais nesta indústria. Antes, éramos, de alguma forma, exploradas.”

No caso da revista “Lui”, o que aconteceu, explicou, foi que fotos que eram “acidentes” na sessão – imagens mais explícitas em que revelava partes do corpo – foram escolhidas para a capa e para o interior da revista, contra a vontade da modelo.

Há várias práticas como esta na indústria da moda das quais Sara Sampaio, de 26 anos, está “farta”. “Se eu tenho este alcance [nas redes sociais para poder denunciar] e está a acontecer comigo, imagino o que acontece com outras raparigas”, afirmou a modelo com 10 anos de carreira. “Há muitas sessões que faço em que esperam que eu me dispa. Quando é assim, eu digo não. Se não me respeitam, vou fechar-me.”

Depois de expor publicamente o caso nas redes sociais, “recebeu mensagens de colegas” a agradecer-lhe aquela tomada de posição. “Há muita merda por que passam as raparigas menores de idade: fotos em ‘topless’, serem sexualizadas. Não precisa de ser assim.”

Sara Sampaio diz que, graças ao seu “poder” nas redes sociais, pode inspirar o “medo” na indústria, o medo da crítica às suas práticas erradas e abusivas. “O medo pode ser bom para indústria”, sublinhou. Mas lançou o apelo a profissionais com menos seguidores nas redes sociais: “os ‘posts’ podem tornar-se virais mesmo se não tiveres milhares de seguidores.”

“As mulheres ganham muito mais do que os homens nesta indústria, mas não são respeitadas. É altura de perguntar porquê”, concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Horacio
    09 nov, 2017 Lisboa 23:01
    É interessante vêr os comentários de gente que vive forra da época atual ,para não dizer gente atrasada . É o cúmulo da ignorância comentarem sobre algo que não sabem absolutamente nada . A Sara como já passou por o que milhares de garotas iludidas vão passar .esta apenas a dar um alerta. Por cada Sara há um milhão de modelos que pouco ou nada ganham .e existem modelos que se aventuram por o mundo e são exploradas na Ásia por exemplo existem modelos a trabalhar até 14 horas por dia em várias promoções publicitárias e quando lhes descontam a comida ,estadia etc ainda ficam a dever . Nemtudo que brilha é ouro.
  • José António
    09 nov, 2017 Setubal 19:14
    Oh, Sarita!....como é que pensas que muitas universitárias tiram notas de 18 e 19 a algumas frequências? E as damas (muitas delas casadas com indivíduos que ganham um salário médio), tem um nível de vida elevado, não se lhe conhecendo património, nem emprego/trabalho?.....e as senhoras que entraram e fazem carreira na função publica na horizontal ? Estás a caminhar a passos largos p/o fim da tua carreira, temos pena!...olha antes de abrires a boquinha, vai ao dicionário, e vê o significado da palavra "hipócrita"
  • couto machado
    09 nov, 2017 Porto 15:01
    Esta menina da moda e da treta, também começou a "expor" o seu rico corpinho aos 16 anos. As meninas, desde que tenham um corpinho e um palminho de cara engraçado, tentam a carreira de modelo, sujeitando-se claro a práticas pouco ortodoxas. A menina Sara vem agora armar-se em defensora das menininhas que tentam abraçar a carreira de modelo, mas com o paleio de aljube tenta condicionar a entrada de novinhas ou mais velhinhas para o desfile da moda. Sugiro que entre para um convento de freiras e que ande vestida da cabeça aos pés...e faça voto de castidade.
  • Ana L
    09 nov, 2017 Musgueira 14:44
    Hi pó crita
  • José Saraiva
    09 nov, 2017 Viseu 14:26
    para TRABALHAR Á SÉRIO não se podem empregar menores.....mas ,para a INDÚSTRIA DA TRETA ,já podem...
  • AJ
    09 nov, 2017 LEIRIA 14:24
    “As mulheres ganham muito mais do que os homens nesta indústria, mas não são respeitadas. É altura de perguntar porquê”, concluiu. "mas não são respeitadas. É altura de perguntar porquê"- CONCORDO "As mulheres ganham muito mais do que os homens nesta indústria"- AS MESMAS QUE SE POEM AOS GRITOS (E MUITO BEM) DEVIDO ÁS DESCREPANCIAS SALARIAIS ENTRE HOMENS E MULHERES NA EMPREGO, DEVERIAM , ENTÃO, ESTAR A LUTAR PELO MESMO NESTA INDUSTRIA, SE FOSSE UM HOMEM A DIZER ISTO NUM OUTRO SETOR DA SOCIEDADE (eu sei que nenhum o diria, até pq é injusto) ONDE HAJA ESTA DIFERENÇA, AMANHÃ ESTAVAM TODAS A AMOSTRAR A BARRIGA NO TERREIRO DO PAÇO A FAZER UM PROTESTO DE ALCANCE MUNDIAL.
  • jose
    09 nov, 2017 lisboa 13:39
    Agora está na moda,quando eram assediadas, e ganhavam milhões, ninguém se queixava, agora que esta mais difícil, já existem queixas por todo mundo. Comiam, e nada era escrito sobre o tema, agora são “As mulheres ganham muito mais do que os homens nesta indústria.
  • Oscar Alho
    09 nov, 2017 Coina 13:37
    Os homens são uns porcos imundos.
  • Portuga
    09 nov, 2017 Portuândia 13:04
    Que inocentinha. Acaso não é do conhecimento geral que sempre assim foi? Mais, que mutas jovem se têm aproveitado do facto para se autopromoverem usando os seus recursos físico-sexuais? Vá lá menina, tenha paciência.

Destaques V+