Tempo
|
A+ / A-

Surto de legionella faz dois mortos em Lisboa

06 nov, 2017 - 17:44

Número de pessoas infectadas com legionella aumenta de 26 para 30 casos.

A+ / A-

Veja também:


Duas pessoas morreram em resultado do surto de legionella no Hospital Francisco Xavier, em Lisboa. O anúncio foi feito esta segunda-feira em conferência de imprensa pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas.

As duas vítimas (uma mulher de 70 anos e um homem de 77 anos) tinham sido transferidas para o Hospital de Santa Maria e para uma entidade de saúde privada.

O número de pessoas infectadas com legionella aumenta de 26 para 30 casos.

A directora-geral da Saúde admitiu que ainda não está esclarecida a origem do foco de infecção no Hospital São Francisco Xavier.

"É prematuro dizer qual é o ponto de infecção", disse Graça Freitas, insistindo em que não é ainda possível identificar uma origem específica da contaminação.

O que é a legionella? Como se transmite? Perguntas e respostas sobre a bactéria que mata em Portugal
O que é a legionella? Como se transmite? Perguntas e respostas sobre a bactéria que mata em Portugal

“Queria dizer às famílias das vítimas que lamentamos a sua perda e que desde a primeira hora, desde que tivemos conhecimento deste surto, todas as nossas equipas e especialistas estão a colaborar”, afirmou Graça Freitas. “O dispositivo de emergência em saúde pública funcionou desde a primeira hora."

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que visitou no fim-de-semana o Hospital Francisco Xavier, já lamentou as duas mortes e afirmou que as autoridades de saúde responderam rapidamente.

“Foi feito tudo, inclusive com a colaboração de outras unidades hospitalares, para conter os riscos, para evitar que eles pudessem projectar-se para o futuro e para assistir, o melhor possível, aqueles que se encontravam numa situação que depende de pessoa para pessoa, da idade, da doença que já que tinham anteriormente, depende das resistências”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

O surto de legionella no Hospital Francisco Xavier, em Lisboa, foi conhecido no sábado.

No domingo, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, deu duas semanas à DGS e ao Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge para que "habilitem o Governo com um relatório detalhado, que seja do conhecimento público", para apurar a forma como as coisas correram.

[Notícia actualizada às 22h47]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Valéria Rocha
    08 nov, 2017 Albufeira 21:17
    Boa tarde, estou no algarve e tenho estado muito mal os últimos dias, febre, muita tosse e dor de cabeça e peito chiando, será que é a LEGIONELA? o que fazer agora? As noites são inquietante. Obrigada.
  • Vaca voadora
    07 nov, 2017 Setúbal 23:33
    Incêndios, legionella nos hospitais, afinal o diabo sempre anda por aí à solta!
  • Fausto
    06 nov, 2017 Lisboa 23:23
    Mas afinal...qual foi a chaminé...que teve a culpa...desta vez...
  • RCVictor
    06 nov, 2017 lx 23:20
    A austeridade de esquerda na forma de cativações está visível por todo o lado e só não vê quem está ideologicamente eclipsado; mas como agora é de esquerda já é mais do que legitima. Só não há austeridade para a clientela já conhecida da governação e partidos de suporte.
  • Filipe
    06 nov, 2017 évora 20:35
    Nem em África se apanham doenças tal como nos hospitais Portugueses , falta de manutenção .
  • verdade
    06 nov, 2017 aveiro 20:06
    Afinal mais problemas em edifícios públicos que correram risco de vida. Até quando o Estado resolve estes casos de segurança das Pessoas. Há ou não há responsáveis.
  • José Lima
    06 nov, 2017 Carcavelos 19:35
    Resposta pronta têm sempre as ditas entidades (i)responsáveis. E sempre na ponta da língua. Até conseguem o apoio do PR. Para prevenirem os casos deste surto ou dos outros que desde há anos se propagam é que a resposta já é mais difícil. Prevenção não cabe no vocabulário oficial. Miséria a que chegou este país e ninguém vai preso
  • Gomes
    06 nov, 2017 Guimarães 19:14
    Mas então segundo disse o secretário de estado da saúde no dia 05/11/2017 estava tudo controlado e estabilizado.Afinal e´como os fogos estava tudo controlado até não haver mais nada para arder.
  • fanã
    06 nov, 2017 aveiro 19:05
    Este Ano está a ser DIABÓLICO , não é Sr. P.P.C ????.......... Convidou-o e ele manifesta-se !
  • jAugusto
    06 nov, 2017 aveiro 18:23
    ...pois assobiaram para o lado com o relatório sns do tribunal de contas mas assim como noutrs casos a realidade / diabo vem sempre ao de cima!!!

Destaques V+