Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Professores iniciam greve a algumas actividades não lectivas

06 nov, 2017 - 07:38

O objectivo é que todas as actividades desenvolvidas directamente com os alunos sejam incluídas na componente lectiva do trabalho do professor.

A+ / A-

Os professores iniciam, esta segunda-feira, uma greve às actividades que consideram estar irregularmente inscritas na componente não lectiva do seu trabalho, como o apoio ao estudo.

O pré-aviso de greve foi entregue pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof) no mês passado e pode afectar atividades como o apoio ao estudo e projectos diversos desenvolvidos com os alunos.

Os sindicatos têm defendido uma clarificação do que é componente lectiva e não lectiva no horário dos professores.

O objectivo é que todas as actividades desenvolvidas directamente com os alunos sejam incluídas na componente lectiva do trabalho do professor.

A Fenprof convocou o protesto até 15 de Dezembro, mas já admitiu prolongá-lo pelo segundo período, caso não haja resposta da tutela às reivindicações dos docentes.

A Frente Sindical de Docentes, constituída por oito sindicatos de professores,marcou uma greve e uma concentração para 15 de Novembro, dia em que o ministro da Educação vai ao parlamento debater o Orçamento do Estado na especialidade.

O principal motivo de protesto, neste momento, está relacionado com o descongelamento das carreiras e a contagem do todo o tempo de serviço, continuando também em cima da mesa reivindicações relativas aos horários de trabalho e um regime especial de aposentação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Teresa
    06 nov, 2017 11:46
    Acho muito bem que a componente não letiva seja para apoio aos alunos com mais dificuldades. A que propósito é que os professores agora querem que o serviço com alunos - que é suposto ser o seu trabalho -, não lhes seja atribuido?. O que vão fazer nas 22 horas que tem de horário? querem as horas livres para quê? Para ir ao cabeleireiro ou ao ginásio? isto não pode ser! As pessoas agora querem receber o vencimento e não fazer o seu trabalho. Já com os enfermeiros foi a mesma conversa da treta.

Destaques V+