Tempo
|
A+ / A-

Stephen Hawking na Web Summit: A inteligência artificial pode ser o "melhor ou o pior que acontece à humanidade"

06 nov, 2017 - 20:37

O renomeado físico teórico e cosmólogo britânico foi convidado surpresa da abertura da Web Summit.

A+ / A-

O cientista Stephen Hawking está optimista sobre o uso que se dará à inteligência artificial (IA), mas lança sérios avisos porque este processo pode ser o “melhor ou o pior para a humanidade”. O renomeado físico teórico e cosmólogo britânico foi convidado surpresa da abertura da Web Summit.

Através de uma mensagem vídeo, divulgada nos dois ecrãs gigantes do palco principal da cimeira de tecnologia, Stephen Hawking afirmou o seu optimismo e a sua crença de que a IA pode tornar o mundo melhor.

“Apenas necessitamos de estar cientes dos perigos, identificá-los e empregar a melhor prática e gestão e preparar as consequências [da IA] com bastante avanço”, comentou o cientista, numa posição divulgada na cerimónia de abertura da Web Summit, que fez esgotar a capacidade de 15 mil pessoas na Altice Arena, no Parque das Nações (Lisboa).

Recordando a sua própria experiência de uso de tecnologia, uma vez que é tetraplégico e sem possibilidade de falar, o cientista, que ajudou a compreender nomeadamente o papel dos buracos negros, referiu que esta nova revolução tecnológica talvez possa fazer anular os danos infligidos no mundo natural pela industrialização.

“Nós poderemos ansiar finalmente a erradicar a doença e a pobreza. Todos os aspectos das nossas vidas serão transformados”, admitiu o professor, que argumentou sobre o papel que todos têm para garantir que esta e a próxima geração “têm não só a oportunidade, mas a determinação para se comprometerem inteiramente com o estudo da ciência num nível antecipado para se alcançar o potencial e criar um melhor mundo para toda a raça humana”.

O cientista enumerou algumas eventuais consequências pelo mau uso, como armas autónomas, que podem destruir seres humanos, para resumir que a inteligência artificial pode ser o “melhor ou o pior que acontece à humanidade”.

A viagem da Feedzai

O vídeo da intervenção do cientista foi lançado pelo português Nuno Sebastião, fundador e dirigente da Feedzai, que opera na área da inteligência artificial para prevenir fraudes.

Na sua intervenção, Nuno Sebastião recordou a herança que os exploradores deixaram aos portugueses, exemplificando com o navegador Fernão de Magalhães.

“A minha própria viagem começou na agência espacial europeia, a ultrapassar novas fronteiras”, referiu o CEO, que comentou a sua actual actividade na IA, na qual continua a querer “ultrapassar fronteiras” com inovação e conhecimento.

“E também para construir um novo mundo”, referiu o português, garantindo que neste caminho há responsabilidades, riscos e desafios, sublinhando a importância de colocar a IA com “bom uso”. E assim deixar “filhos e netos agradecidos pelo pioneirismo”, concluiu.

A Web Summit decorre até quinta-feira, no Altice Arena e na Feira Internacional de Lisboa (FIL), em Lisboa.

Segundo a organização, nesta segunda edição do evento em Portugal, participam 59.115 pessoas de 170 países, entre os quais mais de 1.200 oradores, duas mil “startups”, 1.400 investidores e 2.500 jornalistas.

A cimeira tecnológica, de inovação e de empreendedorismo nasceu em 2010 na Irlanda e mudou-se em 2016 para Lisboa por três anos, com possibilidade de mais dois de permanência na capital portuguesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rosa Místiaca
    07 nov, 2017 www.mensajesdelbuenpastorenoc.org 14:03
    CONVITE URGENTE DE MARIA ROSA MÍSTICA AO POVO DE DEUS Os pequeninos, a paz do meu Senhor esteja convosco e a minha proteção materna, vos acompanhe. Crianças, não deixem instalar qualquer tipo de chip em vosso corpo; Eu digo isto, porque os microchips foram implantados na população de vários países com o pretexto de proporcionar segurança às pessoas. Milhões de chips estão sendo fabricados com uma nova tecnologia chamada: nanotecnologia, que consiste em reduzir átomos e moléculas para produzir produtos em uma microescala. Essa tecnologia estará ao serviço do meu adversário no momento de seu último reinado. Filhos, a nanotecnologia está sendo aplicada em todas as atividades humanas, como medicina, indústria, energia, meio ambiente, tecnologia da informação, agricultura e exploração espacial. Essa tecnologia no tempo do meu adversário controlará a humanidade. Todos os dispositivos e aparelhos eletrónicos que estão prestes a entrar no mercado serão fabricados com esta nova tecnologia que irá sujeitar e escravizar mais a humanidade. Jovens, a nova tecnologia vem com inteligência artificial, o que fará com que o homem se deifique e se afaste mais do criador. O olho de Satanás que vê tudo, estará nesta nova tecnologia; a humanidade perderá a privacidade, tudo será visto, ouvido e processado em um centro de dados, onde a humanidade será classificada, codificada e o ser humano deixará de existir como pessoa, para se tornar um código de barras e perder, além da alma, a sua liberdade.

Destaques V+