Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Número de casos de legionella no Hospital S. Francisco Xavier sobe para 26

04 nov, 2017 - 13:53

A direcção-geral da saúde está a acompanhar o caso e apela à calma, mas admite que número de casos pode aumentar.

A+ / A-

O número de casos de doença dos legionários detetados no Hospital de São Francisco Xavier em Lisboa, desde o dia 31 de Outubro, subiu para 26, que foram "confirmados laboratorialmente", informou este domingo o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A actualização foi feita este domingo à tarde por Graça Freitas, directora-geral da Saúde. Dois dos doentes estão nos cuidados intensivos.

Entretanto, o Governo já pediu um relatório à Direcção-Geral da Saúde e ao Instituto Nacional de Saúde para que se descubra como começou o foco da doença. As conclusões são esperadas no espaço de 15 dias.

Tal como a directora-geral de Saúde e a directora do hospital São Francisco Xavier, Rosa Pérez, também o ministro sublinhou que tudo foi feito de acordo com as normas para solucionar o problema, mas deixou uma ressalva.
"Naturalmente, se houver necessidade de introduzir algumas medidas correctivas, elas serão introduzidas", declarou.

Já no sábado, Graça Freitas tinha admitido que o número de infectados poderia aumentar tendo em conta o período de incubação de dez dias da doença e o facto de as medidas de contenção terem sido tomadas depois de conhecidos os primeiros casos.

No último balanço, todos os pacientes tinham idades entre os 70 e os 80 anos, de acordo com a DGS, à excepção de um funcionário do Hospital de São Francisco Xavier, com 44 anos, que tem patologias respiratórias associadas.

O caso mais grave da doença foi o surto registado em Novembro de 2014 no concelho de Vila Franca de Xira, responsável por 12 mortos e 375 doentes, dos quais quase metade teve de ser assistidos em cuidados intensivos.

O que é a legionella? Perguntas e respostas

[actualizado às 20h40 de dia 5]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • á helena matos
    07 nov, 2017 lx 12:32
    Não se adiante que ainda não está por concluído que a origem seja no hospital! Foram detectadas nas redondezas do hospital, fontes emissoras de aerossóis, que poderão também ser a origem! Vamos com calma e sem precipitações! Deixemos actuar quem sabe!...
  • Helena Matos
    06 nov, 2017 Coimbra 01:46
    O surto de legionela de 2014 teve origem numa torre de refrigeração da empresa Adubos de Portugal, em Alverca. O processo de responsabilidades corre nos tribunais, ao q parece, O surto de 2017 teve origem no próprio Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa. Há uma preocupação acrescida por parte da população, como é natural. Por isso mesmo o Ministro já disse que quer saber o q correu mal. E a seguir deverá vir à AR explicar o assunto, claro, chamado por quem quer q seja. Estranho, é se ninguém o convocar para tanto.
  • Sai palha
    05 nov, 2017 Lisboa 17:16
    A Cristas não chama com urgência o Ministro da Saúde ao Parlamento? Porquê? Porque no governo anterior houve as mortes que houve sem que ainda tenham havido indemnizações? Vá lá que desta vez não lhe faltou a memória e ainda teve alguma vergonha.
  • Filipe
    05 nov, 2017 évora 14:43
    Aquela entrevista ontem nas TV´s principalmente daquela senhora que se diz representante do DGS , mostra como a saúde dos Portugueses está entregue , aos bichos do mato . Só fazia gargalhadas com a desgraça dos outros , espero não existirem mortes ! Também são mais uns quantos que deixam de pagar pensões. No Verão , em vez de auxiliarem os idosos a hidratarem-se e como , mandam retirar o SAL do pão ... não comer SAL ... e depois quando existem vagas de calor , existem mortes de idosos a preceito do Estado , menos pensões pagas . Se lhes ensinarem a comer pão com sal e água , estavam vivos ! Assim como os militares dos Comandos que foram desta para melhor ! Em Portugal existe uma estratégia camuflada em práticas NAZIS para exterminarem determinadas classes !
  • Helana Matos
    05 nov, 2017 Coimbra 13:12
    Lá vem o PCP com a história das culpas do governo de Passos Coelho. A geringonça já lá está há dois anos, com tudo a correr às mil maravilhas, com dinheiro a rodos pra distribuir por toda a malta, mas a responsabilidade pela falta de investimento no SNS continua a ser do governo anterior. Já com os fogos que deram a tragédia de mais de cem vítimas humanas, da morte de mais de 12 mil animais, para além de uma área ardida de que não há memória foi a mesma coisa: houve negligência na avaliaçáo dos riscos anunciados, houve descaso e incúria na prevenção dos mesmos, houve uma descoordenaçao completa nas operações de combate às chamas (coisas q o pp PM já reconheceu, como nao podia deixar de ser), mas o PCP e o BE, mais papistas do q o Papa, resolveram pôr a tónica nos idos anteriores. Chega a meter dó (para não dizer nojo) este afã pelo cheirinho do poder. Tristes partidos!
  • AA
    05 nov, 2017 portugal 10:17
    Penso que o Estado deveria ser responsabilizado perante o tribunal por não te cumprido as leis referentes à salubridade dos espaços interiores e como consequência a desgraça da saúde dos doentes. O estado nunca tem de cumprir nada, apenas os privados, mas a lei é a mesma para ambas as partes.... corruptos!!!!!
  • AA
    05 nov, 2017 portugal 10:00
    A porcaria destes governos, tão ignorantes e interesseiros, ainda não se mentalizaram que primeiramente se deve investir na saúde, depois na educação e outras áreas. Enfim... somente estão preocupados em formar doutores para posteriormente trabalharem em aidos de porcos.....
  • FIlipe
    04 nov, 2017 évora 16:04
    Já começou a porcaria típica de um país do terceiro Mundo . Centros comerciais , Hospitais e afins , carregados de sistemas de refrigeração quer de ar e água , trabalham intensamente no Verão e logo que ligam para quente ... dá-se ! Poupam as empresas não fazendo manutenção aos filtros e tubagens , não tem quase ninguém a tempo inteiro e não contratam por serem caras empresas externas , até acontece poucos casos .

Destaques V+