Tempo
|
A+ / A-

Guterres “preocupado” com situação no Líbano

05 nov, 2017 - 21:07

Primeiro-ministro do país demitiu-se dizendo que estava a ser ameaçado de morte.

A+ / A-

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, está "preocupado" com a demissão inesperada do primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, e apelou para a preservação das "instituições estatais" e da "estabilidade" do país, declarou hoje o seu porta-voz.

"Ele espera que todas as partes concentrem os seus esforços na manutenção das instituições estáticas do Líbano, de acordo com a Constituição, e na preservação da segurança e da estabilidade do país", disse Stéphane Dujarric, num comunicado.

As Nações Unidas, acrescentou, "continuam empenhadas no apoio à segurança, à soberania e à integridade territorial do Líbano".

Saad Hariri anunciou a sua demissão no sábado, a partir de Riade, capital da Arábia Saudita, acusando o movimento radical Hezbollah e o seu aliado iraniano de "controlo" sobre o Líbano e afirmando recear ser assassinado.

O líder do movimento xiita Hezbollah, Hassan Nasrallah, acusou hoje a Arábia Saudita de impor a demissão inesperada de Hariri e lamentou esta decisão.

Também o Irão desmentiu qualquer ingerência nos assuntos internos do Líbano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    05 nov, 2017 Portugal 23:12
    Ainda nao se percebe o que esta figura decorativa ali faz ou condena ou esta preocupado solucoes ou ideias ainda nada se viu.....

Destaques V+