Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Sete perguntas e respostas sobre a Web Summit

03 nov, 2017 - 10:05 • Cristina Nascimento

O evento realiza-se em Lisboa pelo segundo ano. A Renascença é a rádio oficial.

A+ / A-

Arranca a 6 de Novembro a segunda edição, em Portugal, da Web Summit. Até 9 de Novembro, no Parque das Nações esperam-se milhares de participantes, oradores mundialmente conhecidos e centenas de “startups” que apostam no evento para crescer no mercado.

No ano passado, passaram pelo evento 53 mil pessoas, de 66 países. Marcaram presença 1.500 startups. 1.300 investidores

A Renascença reúne a seguir as principais perguntas sobre o evento.


O que é a Web Summit?

A Web Summit é uma das maiores conferências de tecnologia a nível europeu e mundial. Começou em 2009, em Dublin, como uma conferência onde marcaram presença cerca de 200 pessoas, entre bloggers, jornalistas e pessoas ligadas ao mundo da tecnologia. Cresceu de ano para ano, sempre em Dublin. Em 2016, foi a primeira vez que se realizou fora de portas, em Lisboa.

Onde é que acontece?

As conferências e a presença das “starups” terão lugar entre a FIL e a Altice Arena. Mas a Web Summit acontece também nas ruas de Lisboa e até na praia. Dentro do programa da Web Summit, realiza-se, na Ericeira, entre 4 e 6 de Novembro, a Surf Summit. Há depois a Sunset Summit e a Night Summit que se realizam nas ruas, bares e restaurantes de Lisboa. Estas duas cimeiras começam quando fecham as portas do Altice Arena.

Quais são as horas de funcionamento da Web Summit?

No Altice Arena e na Fil o horário da Web Summit é entre as 9h00 e as 17h00.

Quanto custam os bilhetes?

Depende de vários factores. Nos meses anteriores ao arranque da edição houve várias campanhas e chegaram a estar à venda bilhetes por 350 euros. Houve também ofertas dirigidas aos mais novos que chegaram a ter bilhetes por sete euros e meio. Se quiser comprar agora, terá de gastar bastante mais, no mínimo 1.500 mas pode chegar até aos cinco mil euros. A diferença dos preços está relacionada com os sítios a que tem acesso dentro da Web Summit.

O que são as “startups” Alpha, Beta e Start?

É uma das imagens de marca da Web Summit, as milhares de “startups” que marcam presença no evento. Estão divididas em três classificações: Alpha, as que estão mesmo em início de vida; Beta, as que já têm algum investimento; Start, as com o maior potencial de crescimento.

E além das “startups”, quem vai estar na Web Summit?

Dezenas de conferencistas. Logo na noite de abertura, vão estar no Altice Arena o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o primeiro-ministro António Costa e o presidente da câmara de Lisboa, Fernando Medina. Mas ao longo dos vários dias, são muitas as figuras públicas de várias áreas que vão marcar presença, por exemplo, o antigo vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, a modelo portuguesa Sara Sampaio, o famoso jogador de xadrez Gary Kasparov, a banda portuguesa D.A.M.A., o surfista Garrett McNamara ou o youtuber português SirKazzio.

A Web Summit acontece todos os anos?

Tem acontecido todos os anos desde 2009. O ano passado, em 2016, foi a primeira edição do evento fora de Dublin. Aconteceu em Lisboa, tal como vai acontecer este ano e no próximo ano. O Governo português espera manter a organização do evento em território nacional mas para já nada está garantido, apesar de o fundador do evento já ter dito, em entrevista à Renascença, que por ele ficava em Lisboa por tempo indeterminado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+