Tempo
|
A+ / A-

Faltam milhares de médicos, reafirma bastonário

28 out, 2017 - 22:00

Miguel Guimarães falou na homenagem ao médico e investigador Sobrinho Simões.

A+ / A-

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, reafirma que faltam "milhares de médicos" em Portugal, que tem uma média "claramente inferior" aos países desenvolvidos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

"Faltam milhares de médicos", era importante que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) resolvesse os problemas que tem, especialmente na "falta de capital humano", disse o responsável aos jornalistas, no final de uma homenagem ao médico, professor e investigador Sobrinho Simões, em Lisboa.

Miguel Guimarães referiu-se também ao teor de uma entrevista do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Jorge Simões, à Antena 1, divulgada na sexta-feira, na qual, disse, desvalorizou os médicos e "deu uma imagem errada aos portugueses".

Jorge Simões falou em 40 mil médicos no SNS, mas nas contas do bastonário os médicos são sim 27 mil, dos quais 10 mil são internos, pelo que especialistas são 17.600.

Jorge Simões disse na entrevista que há muitas tarefas hoje desempenhadas por médicos que podiam ser feitas por enfermeiros e que Portugal pode não ter necessidade de muitos mais médicos, mas sim de muitos mais enfermeiros.

No entender do bastonário, Jorge Simões "anda equivocado".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ah! Sim?
    08 nov, 2017 Lx 11:13
    E quem estabelece os números clausus? Hipocrisia no seu melhor!
  • emaria
    29 out, 2017 porto 08:27
    Se nao trabalhessem para vários patroes e fossem mais profissionais tavez nao faltassem. Querem ser ricos mais do que bons médicos. Eu vejo.
  • Miquelina Vilela
    29 out, 2017 Santo Tirso 05:58
    Pois a saúde esta sempre a arder, os doentes não morrem (com todo e respeito) de incendio, mas morrem um pouco mais lentamente à espera de consultas cirurgias e outros tratamentos.Enquanto médicos/ bombeiros caem para o lado de exaustão, para atenderem N doentes por hora.
  • Filipe
    28 out, 2017 évora 23:25
    Faltam onde ? Por todos o quarteirões e até em Aldeias existem clínicas privadas atulhadas de médicos e enfermeiros , onde chegam a dar consultas até o Sol nascer ... estarão é mal distribuídos ou como nos pilotos da Força Aérea , não os deviam ter deixado sair tão depressa dos sistema Nacional de Saúde ! Mas no SNS parece que fazem de propósito para empatar listas e criar a ilusão de faltarem médicos . Os delegados de propaganda médica que atendem por dia no espaço público , convertido em utentes atendidos nesse espaço de tempo , reduzia logo para metade as listas de espera . Depois , criaram a ilusão aos Portugueses para médicos sem escrúpulos mamarem ofertas dos laboratórios , a criação de que maior parte dos Portugueses estão doentes , obesos e com tensão alta . Claro , se fossem antes do médico de família a nutricionistas aprender a comer corretamente , não eram precisos nem metade dos médicos de família , pois o que fazem é untar os utentes com doses diárias de comprimidos para o colesterol e tensão alta e podem continuar a comer entremeadas de hora a hora ... para justificar as prescrições .

Destaques V+