Tempo
|
A+ / A-

Que a Católica “nunca perca de vista o concreto das situações e da vida das pessoas"

26 out, 2017 - 21:40 • com Ecclesia

O Cardeal reteve este apelo do Papa. D. Manuel Clemente e Reitora da Católica estiveram com Francisco.

A+ / A-

O Cardeal Patriarca de Lisboa sublinha o apelo do Papa para que as universidades não percam de vista o concreto das situações e da vida das pessoas.

D. Manuel Clemente fez parte da comitiva da Universidade Católica Portuguesa que, esta quinta-feira, foi recebida por Francisco no Vaticano.

Do encontro e da mensagem do Papa, D. Manuel Clemente reteve, essencialmente, o pedido para que a universidade não se fixe, apenas, nas reflexões teóricas.

“Uma insistência no concreto, para utilizar o termo que ele [Papa] disse e repetiu, ou seja, que toda a reflexão teórica que se faz numa universidade nunca perca de vista o concreto das situações e da vida das pessoas. E esta insistência no concreto foi a nota que mais me ficou”, disse.

O Cardeal Patriarca de Lisboa e magno chanceler da Universidade Católica Portuguesa, em declarações agência Ecclesia, acrescenta que a Igreja teria a ganhar se recorresse mais à Universidade Católica.

Já Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica, referiu à Ecclesia que a comitiva quis “que o agradecimento pelo extremoso carinho com que se digna conceder à universidade esta audiência, e que é ao mesmo tempo testemunho do nosso empenho em rezar por si e trabalhar na nossa actividade para um diálogo aberto com o mundo, fosse representativo do compromisso da universidade para com o cuidado da casa comum e que reflectisse o gesto de inclusão tão necessário no nosso mundo”.

Isabel Capeloa Gil entregou ao Papa dois presentes: o Fundo de Apoio Social Papa Francisco e uma cruz peitoral, “desenhada por uma jovem artista portuguesa, Carolina Curado, bióloga por formação e designer por vocação”.

“Para que possamos de forma mais reforçada responder ao desafio que nos lançou em Fátima, criámos o Fundo de Apoio Social Papa Francisco que, com fundos da universidade e dos seus benfeitores, tem como objectivo apoiar financeiramente estudantes carenciados ou em situações de fragilidade social, refugiados e migrantes, a frequentar os cursos da Universidade Católica Portuguesa”, referiu a reitora da UCP na ocasião.

“Inspirados no Vosso exemplo, desejamos contribuir para uma sociedade solidamente formada, mais respeitadora das diferenças e laborando, através da educação, para o reconhecimento do direito a uma formação integral e integradora dos saberes”, acrescentou.

A cruz peitoral é inspirada na encíclica Laudato Si e feita de “materiais simples, em latão, madeira e pérola, representando o espírito da ecologia integral, da relação essencial da obra da natureza com a mensagem cristã”, referiu Isabel Capeloa Gil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+