Tempo
|
A+ / A-

​Incêndios. Governo não esperará "por qualquer novo Verão"

25 out, 2017 - 16:56

Novo ministro da Administração Interna promete trabalhar numa "cultura de segurança e de protecção civil".

A+ / A-

O Governo não esperará "por qualquer novo Verão" para trabalhar numa "cultura de segurança e de protecção civil" que responsabilize toda a sociedade portuguesa, afirma o novo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

"Não vamos esquecer o passado, aprendemos com o passado, sobretudo com este dramático passado recente, mas queremos que isso ilumine um trabalho para um futuro que não deixaremos para diante", afirmou aos jornalistas, em Viseu, onde esta quarta-feira esteve reunido com o presidente da autarquia, Almeida Henriques, e visitou o aeródromo municipal.

O governante disse que, "tendo consciência da dimensão dos acontecimentos ocorridos quer em Junho, quer em Outubro", há que agir "ressarcindo e recuperando áreas afectadas, agindo coordenadamente, colocando todos os meios e, em estreita articulação entre as forças de segurança, a estrutura de Proteção Civil e as autarquias locais, trabalhar activamente para o futuro".

"Assumimos, com as conclusões do relatório da comissão técnica independente (que analisou os incêndios de Junho), que, com consciência do ponto de partida, temos de conjugadamente preparar um novo tempo", frisou.

Eduardo Cabrita referiu que o Governo assume "plenamente as consequências que é necessário reparar", estando já a fazê-lo, e que, relativamente às vítimas mortais, são importantes "as decisões de adequada e célere indemnização" aos seus familiares.

"Relativamente à recuperação da capacidade económica, é necessário fazê-lo com urgência, mas sobretudo é fundamental trabalhar dia a dia, e estamos a fazê-lo intensamente", sublinhou, acrescentando que esse trabalho está a ser feito para que, no próximo verão, possa haver a certeza de que "a prevenção passou a ser uma prioridade de todos".

Aludindo aos incêndios que deflagraram no dia 15, o governante disse que "serão certamente apuradas todas as circunstâncias, todas as responsabilidades".

O ministro explicou que, atendendo às condições estruturais do aeródromo de Viseu e à centralidade deste concelho, foram aí colocados cinco meios aéreos, que ficarão "enquanto forem necessários", sendo avaliada a cada momento "qual a estrutura de resposta adequada".

"A prevenção e o combate são dois braços do mesmo corpo, que têm de ter uma cabeça e um coração comuns", afirmou, frisando a importância do "reforço da profissionalização de todo o sistema" e de "aliar conhecimento científico e especialização ao funcionamento do sistema".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    25 out, 2017 Leiria 17:35
    Que esperar de um ministro nomeado por "amizade" e não por competência ? Que esperar de um primeiro-ministro que diz que vai fazer o que não quis fazer em 2005? O que esperar de um governo que diz que agora é que é e ainda à pouco tempo anunciava e publicava "a maior reforma ...... depois de D,Dinis? Ironia do destino: nem o pinhal mandado plantar por ele conseguimos preservar dos incêndios. "Esta gente" tem noção do que diz e afirma ?
  • GERINGONÇAS !!!!
    25 out, 2017 Lx 17:25
    Esta geringonça ficará sempre conhecida pela falência do sistema de protecção civil e, consequentemente, pela morte de mais de 107 pessoas e mais de 300 feridos.UM Governo incompetente suportado pelas muletas sociais fascistas do BE e do PCP...Uma vergonha colossal. A consciência do pantomineiro e vendedor da banha da cobra chamado Costa será sempre pesada...Infelizmente, temos que aturar estes pantomineiros que mais uma vez vão levar Portugal ao resgate. Dívidas na saúde superiores a mais de mil milhões de euros, dívida pública superior a 250 mil milhões de euros....O calote é mais do que muito...O SNS já não paga a fornecedores de bens e serviços há dez meses....
  • Alberto
    25 out, 2017 Funchal 17:09
    Sr. Ministro: já percebemos que, de aviões entende pouco; veja se, daqui até ao verão, aprende alguma coisa sobre bombeiros!

Destaques V+