Tempo
|
A+ / A-

Catalunha. Puidgemont não vai ao senado contestar o Artigo 155

25 out, 2017 - 15:34

O presidente da Catalunha diz que não vai a Madrid apresentar argumentos contra o 155, depois de Rajoy ter dito que seria a única resposta possível para Puigdemont.

A+ / A-

O presidente do governo autónomo catalão, Carles Puidgemont, não irá deslocar-se ao senado espanhol para apresentar as suas alegações contra a aplicação do artigo 155º da constituição espanhola.

A notícia é avançada por vários meios de comunicação espanhóis, que dizem que a presidente do parlamento da Catalunha comunicou aos partidos com assento parlamentar a decisão de não se deslocar a Madrid.

Carme Forcadell, que é citada por "fontes parlamentares", vem, assim, contrariar a informação que circulava na imprensa de que Carles Puigdemont iria a Madrid para apresentar os seus argumentos contra a aplicação do artigo da constituição que retira poderes ao parlamento catalão.

De acordo com a agência Efe, o parlamento catalão reúne-se na quinta-feira para preparar a resposta à decisão de Madrid em intervir na Catalunha.

Esta decisão acontece num momento em que deve ser aprovada no Senado espanhol - câmara alta - a decisão de destituir o presidente da Catalunha e todos os membros do seu executivo, bem como limitar as competências do parlamento catalão e tomar medidas que permitam marcar eleições para o governo local dentro de seis meses.

A Generalitat organizou e realizou, no início do mês de Outubro último um referendo de autodeterminação, que foi considerado ilegal pelo Tribunal Constitucional, invalidando todo o processo de consulta popular.

Catalunha. Puigdemont​ declara independência, mas deixa-a em suspenso
Catalunha. Puigdemont​ declara independência, mas deixa-a em suspenso

Intervenção é a “única resposta possível”, defende Rajoy

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, voltou a defender esta quarta-feira a ideia de que a intervenção do Estado na Catalunha é a “única resposta possível” para que seja recuperada “a legalidade” perante os desafios lançados pelo movimento independentista.

"O [artigo] 155.º é a única resposta possível", defendeu o primeiro-ministro espanhol na sessão de debate semanal no parlamento espanhol, esta manhã, numa resposta dirigida a um deputado catalão independentista que pediu para retirar a aplicação daquele artigo da Constituição e a sua substituição por "negociação, diálogo e intermediação".

Mariano Rajoy lamentou ainda que Carles Puigdemont, chefe do governo autónomo da Catalunha, só tenha querido dialogar sobre a data de independência da região.

“Vamos ver se decide vir ao senado apresentar as suas propostas perante o conjunto dos cidadãos”, disse Rajoy, esta manhã, antes de saber da decisão de Puidgemont, comunicada ao parlamento ao início da tarde desta quarta-feira.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+