Tempo
|
A+ / A-

Incêndios. Veterinários solidários compram alimentos para animais

24 out, 2017 - 16:17

Serão distribuídas, já na próxima segunda-feira, 14 toneladas de feno nas zonas afectadas.

A+ / A-

A Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia (APMVEAC) anunciou esta terça-feira a abertura de uma conta solidária para a aquisição de feno e outros alimentos para animais de produção.

Em comunicado enviado às redacções, a associação com sede em Lisboa anunciou, já na próxima segunda-feira, a entrega de uma primeira ajuda de 14 toneladas de feno, resultante de donativos "quer particulares, quer de consultórios e clínicas veterinárias e empresas de todo o país".

O feno, entregue nas instalações da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE) será distribuído por proprietários de animais, "independentemente de estes serem ou não associados" daquela entidade, afirma, na nota, Carolina Brito Monteiro, vice-presidente da APMVEAC.

Os médicos veterinários especialistas em animais de companhia assinalam que a situação "mais crítica" nas regiões afectadas pelos incêndios de dias 15 e 16 "é a falta de alimentação para os animais sobreviventes, nomeadamente ovinos" e, alertados nesse sentido por veterinários locais, decidiram actuar "de forma a permitir às populações manterem os seus meios de subsistência, o que é fundamental para a revitalização da zona e para a esperança das populações afectadas".

As centenas de incêndios que deflagraram no dia 15, o pior dia de fogos do ano, segundo as autoridades, provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, perto de uma dezena dos quais graves.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos em Portugal, depois de Pedrógão Grande, em Junho deste ano, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo a contabilização oficial, 64 vítimas mortais e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+