Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Afectado pelos fogos, restaurante de Folgosinho doa árvore por cada refeição

23 out, 2017 - 14:11 • Liliana Carona

O Albertino, uma referência no concelho de Gouveia, também foi afectado pelos fogos. E lançou uma campanha para dar a volta.

A+ / A-
Restaurante O Albertino doa árvores - Liliana Carona

O centenário restaurante Albertino, em Folgosinho (Gouveia, Guarda), sofreu prejuízos na ordem dos 250 mil euros devido à destruição do fogo de 15 de Outubro. Passado uma semana, o proprietário apela a que o país não deixe de visitar aquela freguesia e lança uma campanha de reflorestação: por cada refeição será plantada uma árvore.

Faltam palavras numa emoção que procura estratégias para dar a volta aos prejuízos. Pedro Albertino, com toda uma vida dedicada à restauração que atingiu fama além-fronteiras, diz estar perante “uma grande catástrofe”. “Foram imensos os prejuízos”, constata.

O empresário mostra o rasto de destruição causado pelo incêndio. “Ardeu o pavilhão do armazém, o pavilhão da criação, dois camiões frigoríficos, várias empilhadoras, a parte agrícola, os leitões, 50 cabeças de gado”, enumera. “Eu tive uma semana para regressar à realidade, não conseguíamos respirar com o fumo das chamas que estava no ar. Vamo-nos abaixo, mas isso não é solução”, diz.

É preciso dar a volta e Pedro Albertino, 44 anos, já teve uma ideia. “Temos muitos clientes de todo o país. Por cada pessoa que venha, vamos doar uma árvore para plantação”, anuncia o empresário.

Centenas de hectares de terreno foram destruídos pelo fogo em Folgosinho, onde uma pessoa continua dada como desaparecida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Álvaro José Simões
    26 out, 2017 Coimbra 00:00
    LOUVÁVEL. Atitude digna de referência e respeito. Assim muitos colaborem, para debelar tão imensa catástrofe, sofrimentos e prejuízos a perdurarem por muitos anos. As maldades e as incúrias, os egoísmos e as arrogâncias... vão destruindo o nosso País que poderia ser maravilhoso e muito mais feliz!!!
  • Arli dos Santos fari
    24 out, 2017 Porto Alegre -Bradil 13:41
    Que lastima,não esqueceremos jamais desse belo lugar!a festa de casamento de minha filha foi ai,a Roberta com João Francisco ambrasio,🙏🏼🙏🏼
  • Carla Cananão
    24 out, 2017 Almada 00:19
    Conte com o meu grupo em fevereiro, serão umas quantas árvores. Bem haja pela iniciativa.
  • Ana Ramos
    23 out, 2017 Cascais 20:24
    Muita Força Amigo!! Organizo Excursões! Estive aí no Dia 2 de Setembro 2017!! Com Grupo !! Se Deus Quiser vou voltar em Março 3018 Beijinho que Deus o Ajude Até Breve!!
  • DR XICO
    23 out, 2017 LISBOA 14:46
    Têm mais ideias estas pessoas mesmo sem cabeça para nada que os filhos dakela... que estão sentados na assembleia de republica debaixo de AC almoços à pála , que não foram ainda capazes de arregaçar as mangas e virem ao interior ajudar os desgraçados. Assim eles estão todos gordos como vitelos cheios de lustro, só fazem o frete de vir ás aldeias de 4/4 anos buscar os votos beijar as velhinhas depois vão para os carros desinfestarem-se com álcool. Metam os olhos no PR Marcelo estão todos a anos luz de terem a sua dignidade

Destaques V+