Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tancos: PSD aguarda explicações e que se assumam responsabilidades

18 out, 2017 - 14:48

Passos Coelho diz que o furto de material de guerra em Tancos é "outro caso de falhanço do Estado" numa "área muito relevante de soberania", ainda que "menos grave" do que o caso dos incêndios, por força da perda de vidas verificada.

A+ / A-

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, diz esperar do Governo explicações e o assumir de responsabilidades no caso de Tancos, depois do anúncio de que as armas furtadas foram encontradas na região da Chamusca.

Questionado pelos jornalistas, à margem da reunião do grupo parlamentar do PSD, Passos Coelho escusou-se a fazer grandes comentários por ainda não dispor de pormenores sobre o caso.

"Espero que, pelo menos desta vez, o Governo já não tenha dúvidas sobre o que se passou e possa dar explicações e assumir responsabilidades", desafiou.

O líder do PSD considerou o furto de material de guerra em Tancos "outro caso de falhanço do Estado" numa "área muito relevante de soberania", embora "menos grave" do que as consequências dos incêndios que já provocaram mais de 100 mortos em Portugal.

A Polícia Judiciária (PJ) Militar anunciou, esta terça-feira, que, no âmbito de investigações de combate ao tráfico e comércio ilícito de material de guerra, "recuperou esta madrugada na região da Chamusca, com a colaboração do núcleo de investigação criminal da GNR de Loulé, o material de guerra furtado dos Paióis Nacionais de Tancos".

De acordo com o comunicado, "o material recuperado já se encontra nos Paióis de Santa Margarida, à guarda do Exército, onde está a ser realizada a peritagem para identificação mais detalhada".

Em 29 de Junho, o Exército revelou a violação dos perímetros de segurança dos Paióis Nacionais de Tancos e o arrombamento de dois paiolins, tendo desaparecido granadas de mão ofensivas e munições de calibre nove milímetros.

Entre o material de guerra furtado dos Paióis Nacionais de Tancos estavam "granadas foguete anticarro", granadas de gás lacrimogéneo e explosivos, segundo a informação divulgada pelo Exército.

O Chefe do Estado-Maior do Exército mandou instaurar três inquéritos, nomeadamente ao funcionamento do sistema de videovigilância, à intrusão nas instalações e à gestão de cargas.

O Exército decidiu encerrar os paióis nacionais de Tancos, optando por concentrar o material nas instalações de Santa Margarida e admitindo armazenar algum material nos paióis dos outros ramos, em caso de necessidade.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DEMITA-SE JÁ!!!
    18 out, 2017 Lx 15:36
    Tropa fandanga que pagamos para andarem nos vinhos e petiscos..se nem o material guardam o que fazer? Tristeza de país este com tanta choldra no Estado. Só querem aumentos e tratar de fazer algo pelo país não o fazem nem a sua obrigação.Este Ministro da tropa fandanga está mais do que esgotado.Ninguém o respeita. Chamem esse exemplo de moralidade e de comando que o o da Associação 25 de Abril, o Vasco Lourenço....
  • DR XICO
    18 out, 2017 lisboa 15:00
    Senhor ministro da Defesa DEMITA-SE, não queira passar pela vergonha que a outra passou. É evidente que o sr. não tem competência para o cargo, é um fraco, um boy escolhido pelo partido e pouco mais terá no seu curriculum...

Destaques V+