Tempo
|
A+ / A-

Ministra quis sair depois de Pedrógão. Leia a carta de Constança Urbano de Sousa

18 out, 2017 - 09:29

A ministra da Administração Interna apresentou hoje o pedido de demissão ao primeiro-ministro “em termos” que António Costa “não pôde recusar”.

A+ / A-

Veja também:


A ministra da Administração Interna diz, na carta de demissão enviada ao primeiro-ministro, que pediu para sair de funções logo a seguir à tragédia de Pedrógão Grande, mas deu tempo a António Costa para encontrar quem a substituísse.

“Logo a seguir à tragédia de Pedrógão pedi, insistentemente, que me libertasse das minhas funções e dei-lhe tempo para encontrar quem me substituísse, razão pela qual não pedi, formal e publicamente, a minha demissão", escreve Constança Urbano de Sousa.

Diz que o fez “por uma questão de lealdade” e que o primeiro-ministro, na altura, lhe pediu para se manter em funções.

“Pediu-me para me manter em funções, sempre com o argumento que não podemos ir pelo caminho mais fácil, mas sim enfrentar as adversidades, bem como para preparar a reforma do modelo de prevenção e combate a incêndios florestais, conforme viesse a ser proposta pela comissão técnica independente”, refere na carta.

“Manifestou-se sempre a sua confiança, o que naturalmente reconheço e revela a grandeza de carácter que sempre lhe reconheci”, acrescenta.

Leia aqui na íntegra a carta que Constança Urbano de Sousa escreveu a António Costa.

Quem é Constança Urbano de Sousa

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, a agora ex-ministra da Administração Interna assumiu o cargo em Novembro 2015, quando António Costa formou o XXI Governo de Portugal.

Filha do antigo provedor de Justiça Alfrendo José de Sousa, doutorou-se em Direito Europeu na Alemanha e era professora de Direito até assumir funções de ministra.

Entre 2006 e 2012, foi conselheira e coordenadora da Unidade Justiça e Assuntos Internos da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia e chefiou, durante seis anos, a delegação portuguesa ao Comité Estratégico Imigração, Fronteiras e Asilo (CEIFA) da União Europeia.

Foi ainda membro da delegação portuguesa do CATS, COSI (Comité Permanente de Segurança Interna) e Grupo de Trabalho de Alto Nível sobre Asilo e Migração, entre outras estruturas do Conselho da UE.

O Verão sem fim da ministra da Administração Interna
O Verão sem fim da ministra da Administração Interna
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • AA
    18 out, 2017 LX 20:10
    É EVIDENTE QUE ESTA CARTA NÃO TRADUZ VERDADE, MAS FOI REDIGIDA À MEDIDA PARA AINDA TENTAR LIMPAR O POSSÍVEL DA IMAGEM DA MINISTRA. QUEM NÃO SE LEMBRA DAS PRIMEIRAS PALAVRAS DESTA MINISTRA APÓS A SEGUNDA DESGRAÇA EM QUE CLARAMENTE DISSE QUE NÃO PRETENDIA SAIR, QUE ISSO ERA MAIS FÁCIL, ETC.... CARTA CUJO CONTEÚDO NÃO CORRESPONDE À REALIDADE.
  • joão raposo
    18 out, 2017 setubal 15:01
    e já agora...não se ouve ninguém elogiar o trabalho dos bombeiros. só criticas ao governo...etc..etc.. ...um bem haja aos bombeiros portugueses pela dedicação ao seu trabalho, sejam estes voluntários ou não.
  • Filipe
    18 out, 2017 évora 12:49
    Existem aqui comentários tão nefastos como o próprio fogo . Então desde quando se quer combater um incêndio com dimensões astronómicas ? Nunca existem meios materiais humanos , só a chuva ! Mas o que se tem de realçar aqui é que os fogos começam todos pequenos , muito pequenos . E, se sabiam que nesse fim de semana tal como nos 4 meses anteriores sabiam das condições de tempo adverso , porque razão não existiu uma ordem do Ministério para enviar a proteção civil para o terreno e advertir ou extinguir de imediato todas as queimadas , as queimadas conseguem-se pelo fumo detetarem-se a Km´s de distância . Porque razão não deslocaram logo viaturas com água para zonas de risco prontas a intervir caso possa acontecer trovoada seca ? Onde estavam todos ? Saíram às 16h de Sexta - Feira entretido com o Marquês que alugou a casa de Paris , esperavam o quê ? Com os alertas de inundações é igual , emitem o alerta Vermelho de Temporal , mas uma semana antes , o lixo continua até às inundações a tapar as sarjetas completamente entupidas , para depois da desgraça aparecerem em força . Chama-se PREVENÇÃO , coisa que em Portugal por todo o lado não se vê , até nas obras públicas os trabalhadores não usam máscaras de proteção nem óculos em atividades com ferramentas que dispersam fagulhas ou detritos , nem quando utilizam substâncias voláteis colocam mascaras de filtros na cara . CHAMA-SE : PREVENÇÃO !!!!!
  • isidoro foito
    18 out, 2017 elvas 12:19
    para mim estes fogos são ateados por grupos organizados da direita para desestabilizar o pais e favorecer os seus comparças madeireiros , mas vao ter que roer num corno pois só vao ser governo quando as esquerdas quizeem , eu se fosse ao costa dimitia-me eia para novas eleições e ganhava com maioria absoluta
  • João
    18 out, 2017 Leiria 12:12
    Quem viu, sentiu e cheirou o fogo sabe que por mais meios que pudessem existir, ninguém o podia extinguir. Sim, a ministra e todos nós sabiamso que estava previsto alerta vermelho e isso, essa previsão que se sentia pelo calor, é que dita a demissão. Visto tal previsão, nessa tarde deviam ter sido emitidos os estados de calamidade. Demitiu-se, fez bem, mas faltam os presidentes de camara e junta que conhecem os terrenos e deixaram andar... durantes anos e anos... Por outro, -Sérgio Monteiro, campeão das PPP´s ruinosas para o Estado enquanto gestor, é o mesmo Sérgio Monteiro que renegociou para o Estado essas mesmas PPP
  • luis
    18 out, 2017 guarda 12:10
    "A grandeza de caráter do Sr. Primeiro Ministro". refere a sr. ex ministra. Sem comentários. Mas lembram-se do que fez a Seguro? E de quem era o número dois? E de ter ido oportunamente de férias, quando graças às suas opções na proteção civil morreram mais de seis dezenas de pessoas? Sim senhor, "Que grandeza de caráter". Para que comentários?
  • Francisco José Ribei
    18 out, 2017 Lisboa 12:08
    Sempre considerei a "Protecção Civil", tal como está constituída uma instituição, um fracasso. Sempre que surge um acidente o que se vê são os bombeiros a actuar. De pois aparece um político "chefe " da Protecção Civil que anda ao sabor dos acontecimentos, pois das funções que deveria desempenhar mostra bastante ou nenhum conhecimento. Em tempos solicitei a intervenção da protecção civil para derrubar uma grande porte que ameaçava ruína, pois o que apareceu foi o responsável dos bombeiros num jeep luxuoso cujas dimensões não poderia circular nos vulgares caminhos rurais. Felizmente o problema foi resolvido pelos bombeiros .Aqui em Lisboa a Câmara Municipal cobra-me uma taxa de €45,00 pala casa onde habito para a dita Protecção Civil. Em caso de catástrofe o que aparecerão serão os ditos bombeiros. Quando me foi dado conhecimento do pagamento desta taxa apresentaram um folheto muito bonito. Na altura pedi informação da constituição das chefias (Conselho de Administração, assessores, secretárias ( não de madeira), viaturas atribuídas, e respectivos vencimentos) e a resposta foi o silêncio. Quem é o responsável seta estrutura deverá prestar contas, responsabilizado civil e criminalmente por gestão danosa e demitido, pois a prova está dada nos acontecimentos recentes que assolaram o País. Os responsáveis pela protecção civil demonstraram a sua incompetência e irresponsabilidade bem como quem os nomeou
  • CANSADO DISTO
    18 out, 2017 Lisboa 11:36
    Até na despedida revelas falta de caráter com mentiras de novo, aí quiseste sair logo a seguir a Pedrógão, curioso na altura o discurso era outro, mas também a tua palavra é zero! Fica explicada a INCOMPETÊNCIA vejam o currículo, mais uma que nasceu logo em cargos políticos, mas uma menina do sistema que nunca fez nada na vida a não ser funções politicas, depois admiram-se que não valem nada. O currículo diz muito sobre a pessoa. Outro bom ex é o Passos Coelho, vejam o currículo e percebem que o homem é uma NÓDOA, dirigiu 4 empresas publicas e levou 2 à bancarrota, como poderia gerir o País?? Pensem nisto da próxima vez que forem votar, também depende de nós, chega de conversa passemos aos atos. Tudo ao largo do Camões às 16 horas SÁBADO.
  • XUXAS METRALHAS
    18 out, 2017 Lx 10:29
    A menina Constança pode ir de férias enquanto os familiares das vítimas enterram os seus mortos e enquanto esperam vir a recuperar as suas vidas após estas tragédias.Na sua e do vosso desgoverno ficarão, na vossa consciência, os mais de cem mortos e mais de trezentos feridos e a destruição de vidas das pessoas do interior que os socialistas, nos seus discursos de entreter o pagode, tanto falam.. O desgoverno actual apenas se preocupou, nestes dois anos, em ceder a sindicatos e ás exigências da esquerda radical e aos corporações que vivem á mama do erário público. O resto para este desgoverno não conta... Não esquecer, eu não me esqueci, que foram os socialistas que nos levaram à bancarrota com o bandido do Sócrates e que tinha como ministros mais de 40 por cento deste governo que andaram a fingir que nada viram de anormal quando já havia múltiplas suspeitas de esquemas desse "menino de oiro". UMA POUCA VERGONHA.ONDE ANDA a ÉTICA REPUBLICANA desse bando de metralhas?
  • COSTA PANTOMINEIRO
    18 out, 2017 Lx 10:22
    Parece que a incompetente girl socialista entalou o pantomineiro e vendedor da banha da cobra Costa....O 1º Ministro, na altura da reforma da desproteção civil, era o MAI....Enfim, a bernarda caíu-lhe em cima e está moribundo. Por menos o Jorge Sampaio demitiu o 1º Ministro Santana... Este Costa é mentiroso, não tem palavra, um arruaceiro e não tem perfil nem para ser porteiro do TAMILA, em Lisboa...

Destaques V+