|

 Casos Ativos

 Internados

 Recuperados

 Mortes

A+ / A-

Incêndios. Várias manifestações marcadas para o fim-de-semana

17 out, 2017 - 11:34

As redes sociais são o veículo de mobilização. Há, pelo menos, três manifestações convocadas para Lisboa e Porto.

A+ / A-

Várias manifestações pacíficas em solidariedade para com as vítimas e lesados pelos incêndios que têm afectado Portugal estão a ser marcadas através da rede social Facebook para o fim-de-semana, em Lisboa e no Porto.

Em declarações à agência Lusa, Sónia Cunha, de Mondim de Basto, no distrito de Vila Real, contou que decidiu avançar com uma manifestação de solidariedade para com as vítimas dos incêndios depois de ver a cobertura televisiva dos fogos.

“Fiquei cansada de ver tanta desgraça na televisão, de ver comentários no Facebook e sem ver ninguém a tomar uma atitude. Por isso, eu, individualmente – não há nem movimentos nem partidos por trás da iniciativa - decidi avançar para um protesto pacífico”, explicou.

Sónia Cunha explicou que o objectivo do manifesto de descontentamento e de pesar é prestar solidariedade às vítimas, famílias e também aos operacionais que estiveram envolvidos no combate aos incêndios.

“Pedimos às pessoas que no domingo às 11h00 vistam camisolas brancas e vão para as principais praças da cidade de todo o país para silenciosamente e pacificamente se manifestarem em sinal de respeito e solidariedade”, disse.

Sónia Cunha explicou que entretanto teve conhecimento de que existem mais manifestações marcadas para Lisboa e Porto no fim de semana e já contactou através das redes sociais os organizadores para que se juntem todos num só protesto por todo o país e à mesma hora.

“Estou a aguardar contacto dos organizadores de outros eventos do género marcados para sábado em Lisboa e no Porto para ver se é possível. Teria seguramente outro impacto”, disse.

Pelo menos três manifestações contra os incêndios e em defesa da floresta, convocadas através da rede social Facebook, estão marcadas para o próximo fim de semana em Lisboa e no Porto.

Para Lisboa estão marcadas pelo menos dois protestos: a “Manifestação Silenciosa Portugal Contra os Incêndios” e o “Basta! Por um Futuro Sustentável!” e no Porto no domingo o evento “Pela Defesa Da Nossa Floresta E Solidariedade Pelos Que Sofrerem”.

O jornal Expresso notícia hoje a manifestação “De luto e em silêncio: por todas vítimas, por todas as casas destruídas, por todas as árvores ardidas” a realizar no sábado nas sedes de concelho e Parlamento à mesma hora em que decorre a reunião extraordinário do Conselho de Ministros.

Estas manifestações convocadas através do Facebook surgem na sequência da devastação provocada pelos incêndios em Portugal e no seguimento de um protesto que decorreu segunda-feira na Galiza contra os fogos florestais que causaram a morte a quatro pessoas.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 36 mortos, sete desaparecidos e 62 feridos, dos quais 15 graves, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    17 out, 2017 Estoril 19:35
    E que tal em vez de manifestações, juntarem -se irem ajudar a recuperar a floresta e as povoações???? Mas, trabalhar faz calos.
  • 17 out, 2017 palmela 17:10
    Vem pra aqui criticar quem nao ajuda a apagar os fogos e organiza manisfestacoes! Ate parece que o presidente da republica foi para oliveira do hospital ajudar a apagar fogos!
  • João
    17 out, 2017 Leiria 15:59
    Fake News! Se fossem ajudar a combater os fogos... ou pensam que seria possível combater mais de 500 fogos num só dia?... Fake people.
  • 17 out, 2017 palmela 15:33
    Tudo pra rua seja la quem for! A justica nao se faz em casa atravez do facebook!
  • AGS
    17 out, 2017 AMADORA 15:11
    As manifestações servem para quê ? Em que é que as pessoas afectadas melhoram as suas condições com uma manifestação? E que tal , juntarem -se e ir trabalhar num dos locais afectados ajudando essas mesmas pessoas .Aí sim tirava-lhes o chapéu . EU VOU !
  • Vasco
    17 out, 2017 Lisboa 14:58
    “Fiquei cansada de ver tanta desgraça na televisão, de ver comentários no Facebook e sem ver ninguém a tomar uma atitude. Por isso, eu, individualmente – não há nem movimentos nem partidos por trás da iniciativa - decidi avançar para um protesto pacífico” E o que é que isto ajuda alguém? Organizar uma ajudar, recolher bens, limpar matas, ajudar os bombeiros... isso sim. Agora vestir uma camisola branca e ir para a rua... uaaaaaaaaaau
  • PJ
    17 out, 2017 Amadora 14:55
    Ai que saudades que eu tenha daquele BE reivindicativo, que quando os incêndios aconteceram em mandatos da PaF exigiam a cabeça dos ministros e a demissão dos governos! Onde andam eles agora?
  • Carlos Gonçalves
    17 out, 2017 Seixal 14:54
    Palhaçadas....eu não preciso de show-off para mostrar a minha solidariedade e pesar pelos mortos...
  • Guerra
    17 out, 2017 Lisboa 14:44
    Vcs ainda na entederem que a culpa é da natureza🎃 Perguntem há pj 🎃
  • Anna
    17 out, 2017 Viseu 14:40
    Todos somos culpados. Não nos podemos esconder nas "costas largas do Governo" . O Antónia, a Inês, o João, quem não limpa os seus terrenos. Quem limpa e não faz queixa do vizinho do lado que deixa tudo um Matagal. Quem vê o perigo e pensa: Isto um dia se pega fogo vai haver uma desgraça. Mas resigna-se e segue o seu caminho. Todos nós ... Vemos o perigo, mas continuamos a nossa vida. Não é o Governo o culpado, somos todos Nós!! - Eu levava um cartaz a dizer : "SFF limpem a floresta! - Respeitem a Natureza"!