Tempo
|
A+ / A-

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Encontro inter-religioso pelo direito à alimentação

16 out, 2017 - 18:22 • Ângela Roque

Iniciativa é promovida em conjunto pela Comunidade Islâmica de Lisboa e pela Fundação Fé e Cooperação, da Igreja Católica.

A+ / A-

“Todos à Mesa, por uma Mesa para Todos” foi o mote escolhido para um encontro inter-religioso que vai decorrer esta noite na Mesquita de Lisboa, em formato de jantar tertúlia.

A iniciativa vai reunir diversos participantes, entre eles o padre José Vieira, Provincial dos Missionários Combonianos e presidente da CIRP (Conferência dos Institutos Religiosos); Sheik Munir, Imã da Mesquita de Lisboa; Eduardo Dinis, responsável pela Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, e Francisco Sarmento, responsável da FAO em Portugal e na CPLP. Está também convidado o Secretário de Estados das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas. O encontro será moderado pelo jornalista da SIC Joaquim Franco.

“Hoje em dia o planeta produz alimentos suficientes para todos e, no entanto, mais de 800 milhões de pessoas no mundo sofrem de fome”, lembra o comunicado da Fundação Fé e Cooperação (FEC), da Igreja católica, que anuncia esta iniciativa como uma forma de se associarem à participação do Papa Francisco na celebração do Dia Mundial da Alimentação na FAO, em Roma.

A FEC fala dos “conflitos crescentes e prolongados”, do “efeito das alterações climáticas” e do “desinvestimento nas zonas rurais” como factores que têm vindo a agravar a realidade deste “direito humano básico, que está no coração da Agenda 2030 (Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis)”.

“Todos somos necessários e responsáveis por não deixar ninguém para trás. Que o nosso lugar à Mesa nos torne conscientes e solidários com todos os que não têm esse lugar”, conclui o comunicado.

A iniciativa, que vai decorrer na Mesquita de Lisboa, começa com um buffet, às 19h, seguido de uma tertúlia, às 21h, e da partilha de testemunhos das várias confissões, às 22h. O encontro termina às 23h com a apresentação do “Manifesto por uma Alimentação Adequada para Todos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+