Tempo
|
A+ / A-

Foto tirada por bombeiro torna-se símbolo de incêndios em pleno Outono

16 out, 2017 - 15:30

Tirada por um bombeiro de Vieira de Leiria, a imagem tornou-se viral nas redes sociais. E chegou mesmo à página da ONU dedicada às alterações climáticas.

A+ / A-

A imagem é tão desoladora que há quem acredite que é montagem. Mas não é. A fotografia, tirada pelo bombeiro Hélio Madeiras a partir torre do quartel de Bombeiros de Vieira de Leiria, na tarde deste domingo, mostra a dimensão do incêndio na região. Na imagem, uma autêntica parede de fumo cobre o horizonte, à medida que o Pinhal de Leiria é engolido pelo fogo.

“O incêndio tomou um comportamento eruptivo”, explicou Hélio Madeira à TVI24. O bombeiro combateu-o até cerca das 18 horas, quando foi destacado para o grupo de ataque ampliado da Força Especial de Bombeiros. Foi então para norte, para ajudar no combate aos incêndios no distrito de Viseu.

A foto tirada por Hélio Madeiras tornou-se viral nas redes sociais. Foi partilhada mais de oito mil vezes a partir da sua conta de Facebook e reproduzida por muitos outros utilizadores em várias redes, tornando-se um símbolo dos incêndios que fustigaram o país este Domingo.

A imagem chegou mesmo à página das Nações Unidas dedicada às alterações climáticas, no Twitter. “Céu escurecido pelo fumo dos incêndios em Vieira de Leiria, Portugal, hoje, alimentados por calor anormal para a estação”, lê-se na legenda da fotografia publicada pela ONU.

Em pleno mês de Outubro, o país viveu este Domingo o “pior dia do ano” ao nível de incêndios, com 523 incêndios activos. Há pelo menos 31 mortos a registar, segundo a Protecção Civil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lisboy
    16 out, 2017 Leiria 22:29
    A melhor forma de poupar água é adoptar um estilo de vida Vegano, sem comer productos lácteos (carne líquida), carne, peixe, etc...
  • Luis Sousa
    16 out, 2017 Ramada Odivelas 19:27
    Talvez a partir de agora, tenham coragem, para seguir outra linha de investigação, a dos cabos eléctricos de alta-tensão em chama em curto-circuito.............LUIS SOUSA 16/10/2017 19.26 HORAS
  • 16 out, 2017 18:50
    Para quando penas efectivas de prisão e leis que penalizem os incendiários sem pena nem dó... Já chega partidos da tretra querem fazer politica facam algo pelo vosso povo, pelo vosso pais e criem algo que perdure na memória. Pena de morte aos criminosos que matam 90 pessoas em 4 meses, destroem milhares de vidas, florestas, animais etc
  • Luis Jesus
    16 out, 2017 Marinha Grande 17:57
    este incêndio pode ter alguns reflexos resultante das alterações climáticas, mas antes de tudo tem falta gestão e organização por parte do governo e muita culpa das Matas Nacionais que em bicos de pé e senhores de toda a autoridade não fazem o seu trabalho com a ajuda do ministério da agricultura e do ministério da administração interna e em ultima analise do 1º ministro. Não existe limpeza, não existe ordenamento, não existe vigilância. Como consequência a resposta a incêndios é tardia e para ajudar o ministério da administração interna faz ouvidos moucos aos avisos da protecção civil e dos bombeiros. Para ajudar á festa estão em lugares de chefia os boys do governo que nada percebem do que estão a fazer. Mas mais grave é que o governo ajuda os lobies dos incêndios, os que apagam o fogo com grandes custos para o estado, os que compram a madeira a baixo custo os que vendem a pasta de papel ... e sabe-se lá que mais. É muito triste o estado a que chegou o País. É pena que o governo nada faça para alterar esta situação. Aconselho a irem todos de férias e não voltarem antes que aconteça uma revolução.
  • Rosa Mistica
    16 out, 2017 mensajesdelbuenpastorenoc.org/ 16:19
    Filhos, a paz do meu Senhor e a minha proteção maternal esteja convosco. Meus filhos: a água está a esgotar-se devido aos abusos que estão a causar aos ecossistemas. Estes abusos irão provocar dias de fome e escassez. Em muitas nações os seus habitantes morrerão de fome e sede. Não desperdiceis água, porque as bacias dos rios estão a secar, assim como as suas fontes. Os ecossistemas terrestres e aquáticos são os pulmões da terra. A destruição da floresta e a poluição estão a provocar o aquecimento, como nunca antes visto. As calotes polares estão a fundir-se devido ao aumento da temperatura o que implica graves consequências para a criação. O clima é controlado pela poluição ambiental e pelo aquecimento global. Isso trará a vós fome e seca. O lado destrutivo do homem está a destruir os ecossistemas. Muitas espécies de fauna e flora estão em perigo de extinção; a atmosfera da terra está enfraquecendo mais e vai chegar o momento em que os raios do sol com todo o seu fogo e cargas negativas, tornarão inabitáveis muitos lugares na terra. Os recursos naturais estão a esgotar-se. Faço um apelo urgente aos habitantes da terra e aos governantes para realizarem planos de reflorestamento e poupança de água e energia. Porque se continuarem a poluir e a desmatar a terra logo esta se tornará num deserto. Façam bom uso da água, porque é a vida da criação e suas criaturas. Levai as crianças a terem hábitos de poupança de água para uso doméstico, não desperdiçar, para que amanhã não falte.

Destaques V+