Tempo
|
A+ / A-

Iraque contra presença de combatentes curdos em Kirkuk

15 out, 2017 - 19:58

Segundo o Conselho de Segurança Nacional, esta é uma “declaração de guerra”.

A+ / A-

O Governo do Iraque considera uma "declaração de guerra" a presença de combatentes curdos, nomeadamente do ilegalizado partido curdo da Turquia PKK, na província disputada de Kirkuk.

O Conselho de Segurança Nacional, a mais alta instância de Defesa do Iraque, presidido pelo primeiro-ministro, Haidar Al-Abadi, afirmou em comunicado considerar uma "escalada perigosa" e uma "declaração de guerra" a presença em Kirkuk "de combatentes que não pertencem às forças de segurança regulares".

O texto cita, nomeadamente, a presença de combatentes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) turco, considerado uma organização terrorista pela Turquia, a União Europeia e a NATO.

A relação entre Bagdad e Erbil degradou-se depois de o Governo autónomo do Curdistão iraquiano ter realizado um referendo sobre a independência da região, não vinculativo e considerado ilegal pelo Governo central.

Kirkuk foi incluída no referendo, apesar de não pertencer ao Curdistão.

A cidade, etnicamente diversa, é administrada pelos curdos desde 2014, quando o exército iraquiano fugiu ao avanço dos 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico. O Iraque exige agora recuperar o controlo da cidade e da província de Kirkuk, rica em petróleo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+