Tempo
|
A+ / A-

Procuradora-geral e a Operação Marquês: "Não andamos a inventar processos"

12 out, 2017 - 16:54

Para Joana Marques Vidal, a eventual morosidade do caso só poderá ser avaliada no fim.

A+ / A-

A procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, disse, esta quinta-feira, que o Ministério Público "não anda a inventar processos", referindo-se à acusação divulgada na quarta-feira da Operação Marquês, e que a eventual morosidade do caso só poderá ser avaliada no fim.

"Nós não inventamos os processos, os processos surgem porque há participações, porque há documentos, e iniciam-se investigações porque é obrigatório iniciar perante um conjunto determinado de factos. Não andamos à procura, ou a inventar processos, seja em que situação for", declarou Joana Marques Vidal, à margem do primeiro dia de trabalhos do XI Congresso dos Juízes que decorre até sábado, na Figueira da Foz.

A procuradora-geral da República mostra-se confiante na solidez da acusação: "Confio na solidez desta acusação como confio na solidez das acusações do Ministério Público em outros processos. Quando o MP decide perante um determinado processo deduzir acusação é porque considera haver os indícios mínimos e suficientes quanto à prática dos factos que permite levá-lo a julgamento."

Questionada sobre se é um acto de coragem dos magistrados acusar o ex-primeiro-ministro José Sócrates e individualidades como Ricardo Salgado, Zeinal Bava, Henrique Granadeiro, Armando Vara, entre outros, de crimes económicos financeiros, Joana Marques Vidal garantiu que "os magistrados do MP actuam de acordo com aquilo que é a lei e a análise objectiva dos factos”.

“Não há aqui qualquer diferença ao modo como tramitou e dirigiu este inquérito relativamente a outro inquérito ou processo", afirmou, recordando que o MP está sujeito “ao dever de objectividade e legalidade e foi o que aconteceu".

Sobre o facto de a Operação Marquês ser um megaprocesso, cuja acusação tem quatro mil páginas e vários apensos, a procuradora defendeu que "a natureza do que está em causa e o modo como os factos estão interligados não podia deixar de dar origem a um megaprocesso, sob pena de não se conseguir descobrir nada".

Para a procuradora-geral, "os processos são megas quando há necessidade de serem megas".

Marques Vidal disse ainda que a morosidade processual é uma "preocupação de todos os agentes da justiça", mas assumiu que "há temáticas e investigações cuja duração exige mais tempo perante a complexidade das situações".

“Só quando chegarmos ao final é vamos conseguir avaliar se foi ou não moroso”, rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • alberto pereira
    13 out, 2017 Angra do Heroísmo São Pedro 02:20
    Sócrates vai pagar pelo que fez.Percebo ou nada de politica mas falaram e eu li que tinham comprado submarinos,como está esse assunto nunca mais se falou deste assunto ou ficou debaixo da água. alberto pereira
  • FIlipe
    12 out, 2017 évora 20:46
    Não ? Então quantos processos abertos por esta entidade e que mais tarde dão acusação terminam em condenações efetivas com transito em julgado ? Então quantos inocentes tem presos em Portugal defendidos pela máfia de advogados oficiosos pagos pelo Estado , a exemplo do que fazia Hitler para condenar opositores alemães ao regime ? Então porque razão na maior das vezes abrem processos e correm a fecha-los porque afinal é tudo uma treta ? Afinal porque razão Xanana Gusmão expulsou magistrados e depois os Catedráticos de Coimbra viram razão nisso ? Tratem-se ! E , deixem de admitir como assistentes gente moribunda freelancer a recibos verdes para engordarem o seu ego .

Destaques V+