Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo: vai haver Orçamento "sem solavancos nem crises"

09 out, 2017 - 17:29

Presidente diz não estar "preocupado com a hipótese de não haver Orçamento do Estado".

A+ / A-

O Presidente da República mostrou-se esta segunda-feira confiante que haverá Orçamento do Estado para 2018 "sem solavancos nem crises" na política portuguesa, após ter ouvido os partidos políticos com assento parlamentar.

Questionado pelos jornalistas sobre possíveis efeitos das eleições autárquicas nas negociações do Orçamento do Estado, Marcelo Rebelo de Sousa não respondeu directamente à questão, mas referiu que termina esta segunda-feira, com a UGT, as audições dos partidos e dos parceiros económicos e sociais.

"Aquilo que eu retirei da audição dos partidos é que vai haver Orçamento do Estado, no prazo previsto, e não haverá, portanto, nem solavancos nem crises a propósito do Orçamento do Estado na política portuguesa", afirmou o chefe de Estado, no final de uma cerimónia no Museu João de Deus, em Lisboa.

O Presidente da República ressalvou que o Orçamento do Estado só deverá chegar às suas mãos em Dezembro e que tem de "esperar para ver qual é o conteúdo do Orçamento antes de avançar para a sua promulgação".

Marcelo Rebelo de Sousa disse, contudo, não estar "preocupado com a hipótese de não haver Orçamento do Estado".

Nas mesmas declarações aos jornalistas, o Presidente da República afirmou que espera que a legislatura se cumpra até ao fim, com um Governo "reformista" e uma oposição "forte", capaz de o substituir, se os portugueses assim decidirem, em 2019.

Marcelo escusou-se a comentar directamente os resultados das eleições autárquicas e a situação do PSD, após o anúncio da saída de Pedro Passos Coelho. Contudo, defendeu que é importante, "e agora mais do que nunca, que a legislatura se cumpra, que o Governo seja forte e mude aquilo que tem de mudar, isto é, tenha um espírito reformista, e que a oposição seja forte e se constitua como alternativa de Governo".

O chefe de Estado reforçou esta mensagem, afirmando que deve haver, "de um lado, um poder político forte e, do outro lado, uma oposição igualmente forte, em condições de poder substituir, se for essa a vontade dos portugueses, quem está no Governo em 2019".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • alberto sousa
    10 out, 2017 portugal 09:13
    Este tipo vai ficar na história como o padrinho do maior embuste governativo de que há memória em Portugal. É o que dá termos um governo do faz-de-conta e um selfie-presidente egocentrista.
  • Isabel
    09 out, 2017 Almada 22:31
    pensem naqueles que ganham o ordenado.minino e trabalham a 200 % para ganhar mais 100 euros e por acaso a empresa deu ate um abono escolar este ano.neste mes o abano para o meu filho o irs levou uma parte e o meu premio grande parte tambem foi.como é que ao.meu ordenado miseravel é me levado tanto...e depois aqueles que roubam e recebem uma pensao mensal de 40000 euros.isto sim é a grande injustica em portugal .A desigualdade em portugal esta no meio de nós,todos os dias,porque o abono para o meu filho tem de sofrer descontos.porque os filhos dos outros andam em privadas e eu ainda tenho de contribuir para isso?porque tenho de trabalhar até ao 66 2 e outros ao 45ja acumalam reformas?!
  • Madala
    09 out, 2017 Évora 19:53
    Aí está o bombeiro do governo sempre a apagar fogos e passar-lhes paninhos quentes... quer ganhar as próximas eleições com uma maioria como nunca houve.

Destaques V+