Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa. Soflusa não consegue garantir todas as carreiras por "indisponibilidade da frota"

06 out, 2017 - 21:39

A perturbação vai decorrer entre 9 e 13 de Outubro. Empresa está com dois barcos a menos.

A+ / A-

A empresa Soflusa, responsável pela ligação fluvial entre o Barreiro e Lisboa, anunciou que não vai conseguir assegurar todas as carreiras entre os dias 9 e 13 de Outubro, por "indisponibilidade da frota".

"A empresa está a desenvolver todos os esforços para repor a normalidade das carreiras, aguardando que o navio 'Damião de Góis' regresse do estaleiro e retome o serviço público", refere a Soflusa, em comunicado enviado à Lusa.

No documento, a administração "lamenta o incómodo que esta situação causa aos seus passageiros".

Os sindicatos e comissões de utentes reuniram-se a 3 de Outubro com o secretário de estado do Ambiente para discutir a situação do transporte fluvial no rio Tejo, referindo que os problemas na Transtejo e Soflusa "se têm vindo a agravar".

"Não ficámos satisfeitos com a reunião, porque queremos a frota operacional, mas mais aliviados. O secretário de Estado informou que está a ser preparado um plano, que está em estado avançado, para a renovação da frota", disse, na ocasião, à Lusa Carlos Costa, da Federação de Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).

Carlos Costa referiu que a renovação da frota será um processo que "vai levar o seu tempo", mas defendeu a importância de serem incluídas verbas já no próximo Orçamento do Estado.

"O secretário de Estado compreendeu a aflição das tripulações que ficam em terra sem meios para trabalhar. Foram as reduções dos horários, as supressões de carreiras e a situação em que a frota se encontra, que motivaram esta reunião, pois, no caso da ligação do Barreiro com Lisboa, corre o risco de ficar com apenas quatro navios", frisou.

Os trabalhadores da Soflusa já anunciaram que avançar com uma greve ao trabalho extraordinário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Rocha
    09 out, 2017 Lavradio 09:44
    Tal como todos os utentes sinto-me bastante prejudicada e indignada com esta situação. Gostaria de saber o que pode o utente fazer e como para ser indemnizado pelo prejuízo que estas situações causam. Conclui-se que é impossível reduzirmos o número de carros em Lisboa. Com os atrasos na Soflusa e no Metro todos os dias, as pessoas têm de utilizar o carro e isso condiciona os acessos a Lisboa e consequentemente agrava os serviços da Carris. É necessário investir com a máxima brevidade na compra e manutenção dos meios de transporte e gerir com maior eficiência e eficácia.

Destaques V+