Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Resultados finais dão 90,18% ao "sim" à independência da Catalunha

06 out, 2017 - 17:58

Segundo a contagem, o "sim" recolheu 2,044 milhões de votos. 43% dos eleitores foram às urnas.

A+ / A-
Como é que a Catalunha chegou até aqui?
Como é que a Catalunha chegou até aqui?

Veja também:


O Governo catalão anunciou esta sexta-feira que o "sim" à independência obteve 90,18% dos votos no referendo de autodeterminação realizado a 1 de Outubro.

Segundo os resultados definitivos, transmitidos esta sexta-feira ao parlamento regional, o "sim" à independência recolheu 2,044 milhões de votos, o "não" obteve 177.547 (7,83%), 44.913 pessoas votaram em branco e 19.719 foram votos nulos, e votaram, no total, 2,286 milhões de pessoas, o que se traduz numa taxa de participação de 43,03% dos eleitores registados.

Uma vez proclamados os resultados oficiais do escrutínio, a chamada Lei do Referendo, que o parlamento catalão aprovou a 6 de Setembro e que foi suspensa pelo Tribunal Constitucional espanhol, estipula que a Declaração Unilateral de Independência (DUI) seja emitida num prazo de 48 horas.

Como o fim-de-semana não é contabilizado para este efeito, o prazo estender-se-á até terça-feira, 10 de Outubro, e esta sexta-feira a Mesa do Parlamento Regional, que é o seu órgão dirigente, marcou para esse dia, às 16h00 locais (17h00 em Portugal Continental) uma comparência no plenário do presidente catalão, Carles Puigdemont.

No papel, a presença do dirigente catalão será apenas para "informar da situação política actual", não havendo qualquer referência à Lei do Referendo suspensa pelo Constitucional, nem a uma eventual Declaração Unilateral de Independência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • couto machado
    06 out, 2017 porto 20:02
    Os meios de comunicação social, estão infestados de maus, para não dizer péssimos comunicadores (jornalistas). Qual é o papel deles ? Simplesmente vender papel e audiências. Porquê ? Porque os médias estão debaixo de controle dos grupos económicos e se a coisa não rende. toca a fechar a porta. O comentário do senhor Luís Miguel, está perfeito, mas, como diz o outros as opiniões são como o nariz, que cada um tem a sua.
  • Luís Miguel
    06 out, 2017 Gmr 18:36
    Caro Sr. Jornalista, em 1 de Outubro não houve qualquer referendo. Sem cadernos eleitorais, sem urnas, sem qualquer controle, sendo possível que cada pessoa tenha votado várias vezes. Em 1 de Outubro, tivemos uma farsa organizada por golpistas. Golpistas que apelando ao egoísmo «economicista» contra as regiões mais pobres de Espanha, pretendem destruir a democracia e o Estado de direito. O Sr. jornalista não tem o direito de tentar enganar os leitores da RR.

Destaques V+