Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Catalunha. Votação no referendo é ilegal, mas boletins de voto circulam

28 set, 2017 - 23:14 • Pedro Mesquita

Está marcado para o próximo domingo um referendo sobre a independência da Catalunha.

A+ / A-

Onde estão os boletins? Centenas de estudantes repetem incessantemente esta pergunta num cântico. Estão, há vários dias, concentrados junto à Universidade de Barcelona, em defesa do “sim” à independência.

A verdade é que, apesar de milhares de boletins de voto terem sido já confiscados pela policia, há um que chega às mãos do enviado da Renascença a Barcelona: “Quer que a Catalunha seja um estado independente em forma de república?” Sim ou não?

A grande questão, por agora, é se vai, ou não, concretizar-se o referendo no próximo domingo? A polícia tem ordem para travar a consulta popular.

Admite-se que escolas e institutos, onde está prevista a colocação das mesas de voto, sejam encerradas.

Monce, uma das estudantes, diz, contudo, que já foi pensada uma solução: “Queremos instalar-nos nesses centros antes da policia, para garantir que não são encerrados”.

Replicam-se em Barcelona as manifestações pelo “sim” à independência. Já os defensores do “não”, quase não se vêem. Tem havido uma ou outra concentração mas pouco participadas.

Entrevistado pela Renascença, Paul Gibert, deputado do Partido Socialista da Catalunha (contra a realização deste referendo), explica que, se a consulta foi declarada inconstitucional, não há motivo para campanhas.

O presidente do Governo catalão prometeu declarar unilateralmente a independência, se o “sim” vencer e Madrid não ceder, mas Paul Gibert não tem duvidas: o Tribunal Constitucional irá considerar nula a eventual declaração unilateral de independência da Catalunha.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    29 set, 2017 Olivença 23:03
    Mas é ilegal onde e para quem? É ilegal para os de Madrid mas legal para os catalães ou será que ser catalão também é ilegal! Porque razão hão-de ser forçados a serem espanhóis se não é essa a sua origem!.
  • No país da diversão
    29 set, 2017 Lisboa 09:48
    No país da diversão vale quase tudo para desviar a atenção do essencial e manipular as pessoas. Já chega disto, é um problema de Espanha, não nosso! Depois como já foi dito o Tribunal Constitucional anulou o referendo, mais claro do que isto é difícil. Parece que na Catalunha alguns têm pouco que fazer, depois brincam aos referendos.
  • João Lopes
    29 set, 2017 Viseu 09:46
    A Catalunha nunca foi independente!

Destaques V+