Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Referendo na Catalunha. Espanha dividida “diminui voz de Portugal", diz ex-embaixador português em Madrid

27 set, 2017 - 10:00

Antigo embaixador em Madrid diz que prioridade de Portugal deve ser “estabilizar” as relações com Espanha e “mantê-las ao nível de excelência que estão hoje”.

A+ / A-

O antigo embaixador de Portugal em Madrid António Martins da Cruz considera que para Portugal é melhor que Espanha mantenha a sua união.

O Governo português não assumiu nenhuma posição relativamente ao referendo sobre a independência da Catalunha, agendado para domingo, mas, em declarações ao programa Carla Rocha – Manhã da Renascença, o ex-diplomata garante que para Portugal o melhor é tudo continuar como está.

“O único interlocutor que interessa a Portugal é o Governo de Madrid, porque se houver uma dispersão de interlocutores internacionais na Península Ibérica isso significa que é diminuída a posição de Portugal e a voz de Portugal no mundo”, afirma.

Assim, Martins da Cruz considera que Portugal deve “estabilizar” as relações com Espanha e “mantê-las ao nível de excelência que estão hoje”.

O referendo na Catalunha foi considerado ilegal pelo Estado espanhol, que reforçou a sua presença policial na região para conter o cada vez maior nervosismo dos separatistas.

A realização do referendo é apoiado pelo governo catalão. Os catalães são chamadados a decidir se a região mais rica de Espanha deve tornar-se independente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • SALAZAR
    30 set, 2017 LX 17:35
    ESTE ANTÓNIO MARTINS DA CRUZ É UMA NULIDADE. PERTENCE AO GANGUE QUE DESTRUIU PORTUGAL. SÓ SABE TRAFICAR CUNHAS E INFLUÊNCIAS. PELO CONTRÁRIO, A INDEPENDÊNCIA DA CATALUNHA É O MELHOR QUE PODE ACONTECER A PORTUGAL DADO QUE ESPANHA PERDE PODER E INFLUÊNCIA NA PENÍNSULA IBÉRICA E A NÍVEL INTERNACIONAL. O QUE É VANTAJOSO PARA PORTUGAL QUE PASSA A ESTAR MAIS EQUIPARADO. UMA PESSOA MINIMAMENTE INTELIGENTE PERCEBE ISTO.
  • Jaime Gonçalves
    28 set, 2017 Viana 04:01
    Catalunha livre e independente é do interesse de Portugal sim, tudo o resto é sabujice face ao franquismo prevalecente do governo de Madrid!
  • José Paulo
    27 set, 2017 Coimbra 16:28
    Alguma vez este senhor pediu a devolução de Olivença a Madrid? Alguma vez pronunciou Olivença??
  • Tiago Soares Pinto
    27 set, 2017 Porto 12:32
    Se a Catalunha quer ser independente, é independente. O imperialismo castelhano é inimigo de Portugal.

Destaques V+