Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Mossos" encarregados de impedir referendo na Catalunha

26 set, 2017 - 22:59

Polícia regional catalã recebe ordens para encerrar todas as assembleias de voto da consulta popular à independência.

A+ / A-

O Ministério Público de Espanha encarregou a polícia da Catalunha, os Mossos d’Esquadra, da tarefa de impedir a votação nas assembleias do referendo à independência marcado para domingo.

Os Mossos ficam encarregues de travar a consulta popular no terreno. Podem identificar os participantes e confiscar documentos considerados relevantes.

Os responsáveis pelas assembleias de voto podem ser considerados suspeitos dos crimes de desobediência e apropriação indevida de fundos públicos.

Os centros eleitorais deverão ser encerrados na sexta-feira pela polícia e assim devem continuar até domingo à noite.

O referendo à independência convocado pelo governo regional da Catalunha foi considerado ilegal pelo Governo de Madrid e suspenso pelo Tribunal Constitucional.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, foi recebido esta terça-feira, na Casa Branca, pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.

Mariano Rajoy reafirmou que vai fazer tudo o que estiver legalmente ao seu alcance para impedir um referendo que considera ilegal.

Donald Trump também defendeu a unidade de Espanha. “Eu acho que as pessoas da Catalunha deviam continuar em Espanha. Seria uma tolice se não o fizessem”, declarou o Presidente dos EUA.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • viva a Catalunha
    27 set, 2017 Olivença 22:18
    Imperialismo a quanto obrigas!

Destaques V+