Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Família Numerosa Europeia do Ano” é portuguesa

24 set, 2017 - 00:29

Os pais Dias da Silva (Inês e Gonçalo) vivem em Lisboa e têm quatro filhos, de 9 (Gonçalo), 8 (Francisco), 5 (Pedro) e 2 anos (Leonor). O Pedro nasceu com uma doença genética rara e incapacitante, mas os seus irmãos são todos saudáveis.

A+ / A-

A Confederação Europeia das Famílias Numerosas (ELFAC) atribuiu o prémio “Família Numerosa Europeia do Ano” à família portuguesa Dias da Silva, numa cerimónia que decorreu durante a 4ª edição da Family Land no Hipódromo Manuel Possolo em Cascais.

O secretário-geral da ELFAC sublinhou que "dar o prémio a esta família significa apostar na Vida". Raúl Sanchez acrescentou que a Europa "precisa dos valores que se vivem numa família numerosa: a generosidade, a solidariedade, a coragem, a compreensão" e que "todas estas virtudes estão presentes na vida desta família."

Os pais Dias da Silva (Inês e Gonçalo) vivem em Lisboa e têm quatro filhos, de 9 (Gonçalo), 8 (Francisco), 5 (Pedro) e 2 anos (Leonor). O Pedro nasceu com uma doença genética rara e incapacitante, mas os seus irmãos são todos saudáveis.

A mãe Inês teve também duas irmãs, já falecidas, que nasceram com essa patologia, o que aumentava a probabilidade de os seus filhos também a terem. Mesmo assim, a Inês e o Gonçalo optaram por ter uma família numerosa, adaptando a sua vida às circunstâncias.

O Gonçalo é bancário e a Inês deixou o seu trabalho na área de marketing para se dedicar à família.

A família agradeceu o prémio, dedicando-o ao filho Pedro, "a alegria da família", e quem mais os "ensina sobre a generosidade e a capacidade de sacrifício" garantindo que "com ele crescem muito mais" e que "vale a pena apostar pela vida".

Recorde a entrevista à Renascença de Aura Miguel a Inês Dias da Silva.

A “Família Numerosa do Ano” é um prémio instituído pela ELFAC em 2014 para distinguir famílias que, com a sua vida e as suas atividades, sejam um exemplo para a sociedade.

Na edição de 2015, a família vencedora foi a espanhola Postigo-Pich (com 18 filhos) e em 2016 a vencedora foi a família Papp, da Hungria (11 filhos).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Santos
    28 set, 2017 Lisboa 12:14
    O conceito de familia numerosa apartir dos 3 filhos na minha opinião é ridicula. Sou mãe de cinco filhos, entre os vinte cinco e os quinze... abdiquei porque tinha condições para isso, da minha profissão, nunca tive subsidios de nada a não ser o Abono de Familia que é ridiculo. Eu tenho uma FAMILIA NUMEROSA... o resto é fotografia. Repetia a proeza se voltasse a trás no tempo. Ao País não devo nada mas este a mim como mulher e mãe deve-me e muito!
  • Cidália Alves
    27 set, 2017 Torres Vedras 10:05
    Não me parece!
  • Dany
    26 set, 2017 Braga 19:34
    Familia numerosa com 4 filhos? Desculpem, não faço ideia dos critérios de avaliação dos dias de hoje, no meu tempo familia numerosa era de seis filhos para cima cujo pai e mãe viviam com muitas dificuldades para manter os fihos...
  • Dany
    26 set, 2017 Braga 17:17
    Familia numerosa com 4 filhos? Desculpem, não faço ideia dos critérios de avaliação dos dias de hoje, no meu tempo familia numerosa era de seis filhos para cima cujo pai e mãe viviam com muitas dificuldades para manter os fihos...
  • Mariana Lima
    25 set, 2017 Lisboa 22:18
    Porque é que só estão 3 filhos na fotografia?
  • Rita
    25 set, 2017 Caxias 10:46
    Caros senhores...o critério oficial para ser considerada família numerosa é 3 filhos. Se tem 4 ou 23 isso só a torna mais ou menos numerosa mas não deixa de qualificar a mesma como família numerosa. Eu sou parte de uma mas arriscaria dizer que qualquer dos senhores (as) que comentou não tem mais de 3 filhos ou de certo saberia o conceito actual de familia numerosa.
  • Joana Lopes Aleixo
    25 set, 2017 Lisboa 09:39
    Parabéns a esta querida Família que é um exemplo para as Famílias!
  • Bela
    24 set, 2017 c 21:52
    Antigamente família numerosa era aquela onde houvesse 6 ou mais filhos. Agora? Os critérios para esta escolha tiveram a ver com outros factores. Enfim... Embora a comparação possa parecer despropositada, faz-me o futebol, noutros tempos goleada era quando havia 6 ou mais golos, actualmente com 3 já é considerado goleada. Mudam-se os tempos...
  • CLARA
    24 set, 2017 Beja 16:01
    Pode ser uma família cheia de bons valores, mas de numerosa nada tem. Conheço como n 9 e 12 filhos e com a vivência de bons valores.
  • Maria
    24 set, 2017 Suiça 11:58
    O titulo é enganador!!!!porque o prêmio não tem nada haver com o nr dos filhos

Destaques V+