Tempo
|
A+ / A-

Papa alerta para sinais de xenofobia na Europa

22 set, 2017 - 12:56 • Ecclesia

Francisco recebeu responsáveis pela pastoral dos migrantes e refugiados no continente.

A+ / A-

O Papa Francisco alertou esta sexta-feira para os sinais de xenofobia na Europa, apelando ao respeito pelos refugiados e migrantes que procuram uma vida melhor neste continente.

“Não escondo a minha preocupação perante os sinais de intolerância, discriminação e xenofobia que se encontram em várias regiões da Europa”, disse, durante um encontro com responsáveis pela pastoral dos migrantes e refugiados dos países que integram o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

O Papa sublinhou que estes sinais são muitas vezes provocados pela “desconfiança e medo” do outro.

“Preocupa-me ainda mais a triste constatação de que as nossas comunidades católicas na Europa não estão isentas de culpa nestas reacções de defesa e rejeição”, acrescentou Francisco.

A intervenção apontou o dedo a quem promete actos xenófobos com a justificação de preservar a sua “identidade cultural e religiosa”.

O Papa deixou elogios à actuação das comunidades católicas que se empenharam na ajuda aos migrantes e refugiados que “batem à porta” da Europa, num momento em que a chegada “em massa” destas populações colocou em crise as atuais políticas migratórias.

Francisco entende que o “desagrado” manifestada nalguns sectores da sociedade europeia mostra os “limites do processo de unificação” do continente, os “muros” contra os quais se insurge um “humanismo integral”.

O pontífice falou ainda numa nova “fronteira missionária” para a Igreja Católica, ao encontro de quem chega de outros países, promovendo “um diálogo ecuménico e inter-religioso sincero e enriquecedor”.

A Santa Sé preparou um conjunto de 20 “boas práticas” no acolhimento dos migrantes que o Papa convidou as várias Igrejas locais a implementar, tendo como base quatro verbos: “acolher, proteger, promover, integrar”.

A audiência no Vaticano está inserida no “encontro anual de bispos e delegados a cargo da pastoral dos migrantes”, que decorre em Roma até domingo.

Criado em 1971, o CCEE é composto por 33 conferências episcopais da Europa, incluindo Portugal, representadas pelos seus presidentes, além dos arcebispos do Luxemburgo, Principado do Mónaco, Chipre dos Maronitas e o bispo de Chisinau, na Moldávia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+