Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministério Público abre inquérito ao "apagão" de 10 mil milhões em "offshores"

22 set, 2017 - 15:20

Na sua larga maioria, as transferência correspondem a fluxos enviados a partir do BES.

A+ / A-

O Ministério Público decidiu abrir inquérito ao “apagão” dos 10 mil milhões de euros para "offshores".

Elementos recolhidos sobre o caso levaram a abertura de inquérito no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.

De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal "Jornal Económico", o Ministério Público deu seguimento à investigação ao caso das transferências para "offshores" que não ficaram registadas no sistema central da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e que, na sua larga maioria, correspondem a fluxos enviados a partir do BES.

“Os elementos recolhidos deram origem a um inquérito, o qual foi remetido ao DIAP de Lisboa. O inquérito foi instaurado em Agosto de 2017, encontra-se em investigação, não tem arguidos constituídos e está em segredo de justiça”, respondeu ao "Público" a Procuradoria-geral da República.

Em declarações à Renascença, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha, vê com bons olhos este avanço da justiça para saber se há ou não fuga aos impostos.

“O contexto disto é muito estranho. A situação foi espoletada quando o ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, manda publicar as estatísticas relativas às transferências de verbas para offshores e repara que há uma grande discrepância entre os dados de 2016 e dos anos anteriores, que eram muito reduzidos”, refere Paulo Ralha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rm
    22 set, 2017 16:26
    Inquéritos e mais inqueritos, mas ninguem vai preso.
  • João Branco
    22 set, 2017 Almada 16:21
    É fartar vilanagem. Os que ficam que paguem impostos.
  • Carlos Reis
    22 set, 2017 Coimbra 16:18
    Não percam tempo com isso, já toda a gente sabe que o culpado é o Eng. José Sócrates.
  • Filipe
    22 set, 2017 évora 16:14
    Cuidado , não vão descobrir os vossos nomes na lista apagada...
  • Passarão
    22 set, 2017 Viana do Castelo 16:10
    Oh MP, se ainda fores a tempo vais ficar surpreendido (ou talvez não!) com a nomenklatura dos ditos! Vale(u) a intenção e força...

Destaques V+