Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​México ainda procura sobreviventes do sismo. “Cada minuto conta”

21 set, 2017 - 06:44

Presidente declarou três dias de luto nacional. Mais de 230 pessoas morreram.

A+ / A-
Frida Sofia, a menina que as equipas mexicanas tentam salvar há horas
Frida Sofia, a menina que as equipas mexicanas tentam salvar há horas

As equipas de busca e salvamento continuam à procura de sobreviventes do sismo que na terça-feira abalou o México. Um dos locais onde se concentram as atenções é junto aos escombros do colégio onde mais de 30 estudantes morreram. Há indicação de que, pelo menos, uma rapariga de 12 anos está viva.

“A prioridade continua a ser resgatar as pessoas entre os escombros dos edifícios que colapsaram e tratar dos feridos”, afirmou o presidente do país, Enrique Peña Nieto, acrescentando que “cada minuto conta”.

O presidente declarou ainda três dias de luto nacional.

De acordo com o mais recente balanço divulgado pelas autoridades, pelo menos 237 pessoas morreram na sequência do sismo.

O abalo deixou milhares de edifícios destruídos e quase cinco milhões de casas, empresas e outros equipamentos sem electricidade.

De acordo com o embaixador de Portugal no México até ao momento não há notícia de vítimas portuguesas. De Lisboa, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, enviaram mensagens de pesar ao Presidente mexicano.

Sismo no México faz mais de 200 mortos. 22 são crianças que estavam na escola
Sismo no México faz mais de 200 mortos. 22 são crianças que estavam na escola
Papa reza pelas vítimas do “terrível terramoto” no México
Papa reza pelas vítimas do “terrível terramoto” no México

O epicentro do sismo, de magnitude 7,1 na escala de Richter, que ocorreu na terça-feira às 13h14 (19h14 em Lisboa), foi registado na fronteira do Estado de Puebla e Morelos (centro), a 51 quilómetros de profundidade, segundo o centro geológico norte-americano (USGS).

O terramoto ocorreu depois de, no passado dia 07, um sismo de magnitude 8,2 - o mais forte desde 1932 -, ter causado 98 mortos no sul do país: 78 em Oaxaca, 16 em Chiapas e quatro em Tabasco.

O abalo de terça-feira, que causou o pânico na população, coincidiu com o 32.º aniversário do forte sismo que provocou milhares de mortos em 1985 e foi registado apenas duas horas depois de um simulacro de terramoto em todo o país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rambos
    21 set, 2017 curia 15:16
    Creio que ouvi na TV, que dois indivíduos com dois lindos cães vão partir hoje numa ONG espanhola para o México, para tentarem encontrar sobreviventes sob os escombros ! Apelo ao sr. P. da República para que ofereça uma linda medalha a estes dois grandes heróis ( REFIRO-ME AOS CÃES ), porque os outros dois vão fazer turismo nesta altura e nada mais, é como se um individuo caísse ao Tejo, esperavam que ele desse à margem para o irem buscar, mas sem molhar as calças. Talvez ainda salvem por lá algumas ... O MARQUÊS DE POMBAL MANDAVA-OS PARA A FORCA.

Destaques V+