Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Europa “demasiado ligada ao gasóleo”. Estes carros emitem mais 3,65 toneladas de CO2 do que os a gasolina

17 set, 2017 - 23:27

Federação Europeia de Transportes e Ambiente analisou o ciclo de vida dos carros para além do impacto do óxido de azoto, que esteve na origem do escândalo da Volkswagen.

A+ / A-

Os carros a gasóleo são piores para as alterações climáticas, não só poluindo mais como também emitindo mais gases com efeito de estufa do que os carros a gasolina. É a conclusão de um estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente, a que pertence a associação portuguesa Zero.

"Por um lado, mostra que não é apenas nos óxidos de azoto – o grande motivo para o escândalo 'dieselgate', da Volkswagen – mas também ao nível do dióxido de carbono as emissões são realmente muito maiores e temos uma Europa demasiado ligada ao gasóleo", afirma o ambientalista Francisco Ferreira, na Renascença.

Segundo o responsável da Zero, "em cada 10 carros que se produz na Europa a gasóleo, a Europa vai usar sete".

A Federação Europeia de Transportes e Ambiente considera que o mercado automóvel europeu “é distorcido a favor do gasóleo”, nomeadamente através de regulamentos “tendenciosos e impostos injustos”.

A quota de carros a gasóleo na China e nos Estados Unidos corresponde a 2% e 1%, respectivamente.

Segundo a análise do ciclo de vida dos carros a gasóleo e dos carros a gasolina feita por aquela, o maior impacto ambiental dos carros a gasóleo deve-se ao processo de refinação deste combustível, que tem um uso mais intensivo de energia, e ainda à necessidade de utilizar mais materiais na produção de motores mais pesados e complexos.

Também contribui para um maior impacto climático o facto de haver emissões mais elevadas do biodiesel misturado no gasóleo.

Por tudo isto, os carros a gasóleo emitem mais 3,65 toneladas de CO2 ao longo da sua vida do que os carros a gasolina.

“Esta análise desacredita a afirmação dos fabricantes de automóveis de que carros a gasóleo são necessários para atingir os seus objectivos climáticos”, refere a associação Zero, parceira da Federação Europeia de Transportes e Ambiente.

Dois anos depois do ‘dieselgate’ – com a descoberta de que alguns fabricantes de carros usavam um dispositivo para manipular as emissões de poluentes nos testes - a Federação Europeia de Transportes e Ambiente alerta que existem “mais de 37 milhões de carros e carrinhas ilegalmente poluentes que circulam por toda a Europa”.

“É hora de os fabricantes de automóveis assumirem a responsabilidade pela limpeza e financiamento das medidas locais para combater a crise da poluição atmosférica urbana que em grande parte causaram”, argumenta a federação.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    19 set, 2017 00:04
    No entanto o gasóleo continua a ser mais barato do que a gasolina, porque será?
  • Bruno
    18 set, 2017 Lisboa 14:23
    E os aviões? O que é que o estudo diz? E os associados da Zero, será que andam sempre de bicicleta sem motor ou electrica?
  • Pertervlg
    18 set, 2017 Trofa 12:16
    Só agora é que repararam que os diesel poluem mais que a gasolina, vê-se mesmo que este fulanos não nadam a conduzir e a ver os carros a "deitar" aquele fumo preto.
  • No país da diversão
    18 set, 2017 Lisboa 10:11
    No país da diversão vale quase tudo para desviar a atenção do essencial e manipular as pessoas. Não sei se Zero quer dizem que valem zero? Com tantas coisas graves que acontecem neste país, há sempre alguns que gostam de criar manobras de diversão para esconder essas coisas graves. Isto não é um sinal da civilização, mas da manipulação. Eu gostava de saber o que a Zero faz pelos direitos humanos e pelos mais fracos? E os media que também gostam de divertir o povo, alimentam isto. Mas grandes culpados são o povo que compactua com isto e ainda gosta de ser manipulado!
  • Manuel Figueiredo
    18 set, 2017 Póvoa de Varzim 09:59
    Para um assunto tão sério, requer-se...seriedade! Não estarão os "estudos" viciados à partida? Encomende-se um outro estudo, de entidade diferente e idónea, e veremos que as conclusões vão ser diferentes, talvez mesmo...opostas!
  • Rui Alves
    18 set, 2017 Sintra 09:27
    Só em Portugal 80% dos carros são a gasóleo

Destaques V+