Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Futebol em dia de eleições. Cristas admite proibição, mas duvida que seja causa da abstenção

14 set, 2017 - 12:59

Líder centrista lembra que "as urnas estão abertas muitas horas" e as pessoas podem organizar o seu dia para votar mais cedo e depois verem o seu jogo de futebol.

A+ / A-

A presidente do CDS-PP admitiu a existência de legislação que proíba jogos de futebol em dias de eleições, mas duvida que os "elevados níveis de abstenção" do país se prendam com eventos desportivos.

"Se o Governo for por diante, não vejo mal nisso, mas também, com franqueza, não acredito que os elevados níveis de abstenção no nosso país tenham a ver com um pontual jogo de futebol", afirmou Assunção Cristas, sobre a intenção de o Governo legislar no sentido de proibir esses eventos em dias de actos eleitorais, conforme avança o “Diário de Notícias”.

Assunção Cristas falava aos jornalistas durante uma acção de pré-campanha autárquica à Câmara de Lisboa depois de acompanhar a entrada de alunos na escola básica do Largo de Leão, na freguesia de Arroios, onde um protesto da associação de pais pedia mais funcionários na escola, um plano de emergência para o estabelecimento e obras de qualificação.

A líder centrista defendeu que, "idealmente, no dia das eleições", quanto "menos outras atracções, melhor", mas sublinhou que "as urnas estão abertas muitas horas" e "as pessoas que querem votar têm muitas horas para o fazer e podem organizar o seu dia para votar mais cedo e depois verem o seu jogo de futebol".

"Quando está sol, diz-se que é por causa do sol, porque as pessoas vão para a praia, quando chove diz-se que é por causa do mau tempo que as pessoas ficam em casa", declarou.

"Com certeza que tudo isso terá alguma interferência, mas aquilo que enquanto política mais me preocupa é saber o que é que nós podemos fazer para que a nossa mensagem seja entendida por parte das pessoas a ponto de sentirem que vale a pena sair de casa e organizar o seu dia de domingo para poder passar pela mesa de voto", sublinhou.

Em declarações à Lusa esta manhã, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto confirmou que o Governo está a preparar alterações ao Regime Jurídico das Federações Desportivas. “No desporto existe um regime jurídico das federações desportivas e é a esse regime jurídico que vamos propor alterações por forma a que eventos e espectáculos desportivos, sublinho desportivos, não coincidam com dias eleitorais”, disse João Paulo Rebelo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Esta, coitada
    14 set, 2017 Lx 16:06
    Anda sempre na corda bamba ao sabor de ventos e marés!

Destaques V+