Tempo
|
A+ / A-

D. António Francisco dos Santos: Um Grande Amigo

12 set, 2017 - 07:25 • António Araújo, presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos

Particularmente, quando assumi a presidência do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, foi um Amigo que sempre esteve comigo, que tinha sempre uma palavra conselheira e uma disponibilidade que me marcaram.

A+ / A-

Faleceu um Grande Homem. D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, era um Grande Homem. A sua serenidade, doce amabilidade, clarividência e faculdade de comunicação, transcendia largamente a do homem comum. As suas palavras, de profundo saber e reflexão, tornavam-no um "porto de abrigo" e uma "luz" orientadora para todos.

Natural de Tendais, concelho de Cinfães, foi nomeado Bispo do Porto em Fevereiro de 2014, sucedendo a outra grande figura, D. Manuel Clemente.

Provavelmente, fruto das suas origens, era um Homem simples, acessível, disponível para todos. No entanto, nessa simplicidade aparente, facilmente se apercebia a sua vasta cultura e o seu pensamento humanista.

Licenciado em Filosofia, pela “École Pratique de Hautes Études Sociales”, com mestrado em Sociologia Religiosa pelo Instituto católico de Paris, ocupava um lugar de destaque na Conferência Episcopal Portuguesa. Mas, muito mais que os cargos que ocupou ou ocupava, era na sua presença constante, era na sua capacidade de ouvir e de tranquilizar quem lhe acorria, era na sua devoção ao ser humano e aos problemas que afectam a sociedade, os destaques que o caracterizavam.

Quem com ele contactava não mais o esquecia. Quem a ele acorria encontrava sempre um Amigo, com uma palavra de conforto, uma palavra de empatia, que confortava nos momentos mais difíceis.

Particularmente, quando assumi a presidência do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, foi um Amigo que sempre esteve comigo, que tinha sempre uma palavra conselheira e uma disponibilidade que me marcaram. Ficaram por cumprir algumas promessas e projectos idealizados, apenas perdoável por ter sido o coração a atraiçoar e não o Homem. Mas fica a certeza de que o seu exemplo, a sua personalidade irão perdurar na mente de quem o conheceu, irão perdurar na memória da sociedade que o acolheu e que ele ajudou sempre a serenar e a colmatar algumas das suas deficiências.

Hoje todos nós empobrecemos com esta perda. Hoje choro a perda de um Grande Amigo.

Até sempre.

Prof. Dr. António Araújo

Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+