Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Assunção Cristas quer mexer em todos os escalões do IRS

09 set, 2017 - 21:31 • Susana Madureira Martins

A líder do CDS encerrou este sábado a Convenção Autárquica do partido onde apelou para que o governo dê o rendimento social de inserção a quem realmente precisa.

A+ / A-

Na convenção autárquica do CDS foram muitos os candidatos a autarcas que falaram de Assunção Cristas como a futura presidente da câmara de Lisboa. Porém, foi como líder do partido que Assunção surgiu este sábado no encerramento da convenção autárquica, no Centro de Congressos de Lisboa, apresentando um caderno de encargos para o Orçamento de Estado de 2018.

Entre as medidas que a presidente do CDS quer que o governo acolha é a redução do IRS em todos os escalões e não apenas num ou dois. Falando para as “esquerdas unidas”, Assunção Cristas desafiou: “se há margem para mexer nos impostos, então olhe-se para toda a carga fiscal, se há margem para baixar o IRS então que se baixe em todos os escalões”.

Depois a líder do CDS apresentou alguns números: “52% das pessoas não pagam IRS, 11% dos contribuintes pagam 70% do IRS arrecadado, é injusto e imoral defender baixas apenas para alguns, continuando a carregar nos outros”, rematando que “não há portugueses de primeira e de segunda”.

Nesta convenção autárquica, Assunção Cristas regressou ainda a um tema caro ao CDS de Paulo Portas: o Rendimento Social de Inserção (RSI). Aqui apelou à fiscalização desta prestação social, acusando que “voltaremos a renovações automáticas sem qualquer fiscalização”, considerando que é “inadmissível”, referindo que o CDS é “a favor de prestações sociais pagas a quem delas necessita, mas somos absolutamente contra prestações sociais dadas a quem delas não precisa”.

Também em matéria fiscal, Assunção Cristas promete voltar a propor a redução do IRC até aos 19%, desafiando o primeiro-ministro a cumprir aquilo que o PS de António José Seguro acordou com o anterior Governo.

Embalada pela aproximação da entrega e discussão do Orçamento de Estado na Assembleia da República, Assunção Cristas fez questão de levar à Convenção Autárquica a questão das cativações, anunciando a apresentação da proposta de “acrescentar limites às cativações, porque não achamos admissível que um primeiro-ministro nos diga que 30% de cativações é normal e desejável”, exigindo “transparência nesta matéria.

Antes, Assunção Cristas voltou a insistir no pedido de apuramento de responsabilidades sobre o que se passou em Pedrógão Grande e Tancos, que considera que “ não podem ficar esquecidos e nós não deixaremos que fiquem esquecidos, até que tudo seja claro, até que todas as responsabilidades sejam assumidas”.

Acusando depois o Governo de fugir “às responsabilidades pelas falhas de coordenação da protecção civil, um Governo que foge às responsabilidades em Tancos, um Governo para quem todos são responsáveis tirando ele próprio e os que a ele pertencem”.

As autárquicas vão “correr bem”

No encerramento da Convenção Autárquica, que contou com uma sala cheia no Centro de Congressos de Lisboa, Assunção Cristas, ela própria candidata à Câmara de Lisboa, deixou uma mensagem de optimismo às centenas de autarcas presentes.

Por diversas vezes repetiu “vai correr bem”, argumentando que “trabalhámos intensamente, ouvindo as pessoas, estando próximo, e construindo com elas os nossos programas” , ou ainda “vai correr bem porque trabalhámos única e exclusivamente para servir os nossos munícipes, os nossos fregueses”.

No final da intervenção, a sucessora de Paulo Portas fez um pedido. Que os autarcas que se candidatam às eleições de 1 de Outubro tenham “empenho máximo, empenho total neste nosso desafio autárquico”.

Num esforço de mobilização do partido, Assunção Cristas acrescentou que “todos são necessários e todos estão convocados, mesmo aqueles que por razões diversas não conseguiram abraçar este desafio na primeira linha”.

Falando já como candidata à câmara municipal de Lisboa, a líder do CDS disse que “eu estou muito motivada, muito animada, em todos os locais recebo sinais de confiança e de apreço, seja nas ruas de Lisboa, seja por todo o país”.

E o final da intervenção foi rematado com um “Vamos a isto, com ânimo, com motivação, com confiança, com ambição máxima porque o caminho é em frente”.

A Convenção Autárquica terminou com o habitual hino do partido cantado pela compositora portuguesa Dina, após mais de seis horas de intervenções dos autarcas-candidatos do CDS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Leonel
    10 set, 2017 Lisboa 13:30
    Só os banqueiros, grandes capitalistas e quem vive de expedientes, que normalmente foge aos impostos, não notou os cortes nas pensões, nos salários, no desemprego, na miséria geral. E são aqueles que têm a distinta lata de vir apregoar que com cristas, portas, submarinos e mais o resto é que havia fartura. Distinta lata.
  • O ifernando
    10 set, 2017 Lx 11:40
    Que por aqui debita é um brincalhão! Deve ter estado emigrado em Marte e regressou agora à terra!...
  • Cidadao
    10 set, 2017 Lisboa 10:37
    Alguém que fêz parte de um governo que em 4,5 anos, só fêz cortes de serviços sociais, de salários, de pensões, fêz aumento brutal de impostos nas palavras do próprio ministro da Finanças PAF, e não fêz pior na agressão, porque o Tribunal Constitucional não deixou, vir esse alguém falar agora de "descida de Impostos" ou é brincadeira ou é gozar com o pagode.
  • tito
    10 set, 2017 coimbra 09:34
    O ifernando agora quer-nos fazer crer que Vitor Gaspar não foi ministro de Passos e Portas? Eu ainda me lembro do brutal aumento de impostos da PAF. Palavras de Vitor Gaspar: Brutal aumento de impostos.
  • iFernando
    10 set, 2017 Porto 08:15
    Para os comentadores: quem subiu impostos foi o PS: IVA de 17% para 23%, e planearam os cortes e mais impostos em 2011. O CDS/PSD libertou o país em 2014, baixou os cortes em 2015 e planeou o fim da austeridade para os 4 anos seguintes. O País fica sempre melhor quando o PSD/CDS governa, como diz António Costa o País está melhor. Já a herança do PS em 2011 foi um desastre.
  • maria
    10 set, 2017 Lx 08:12
    ......mas é preciso ter muito lata!
  • Leonel
    10 set, 2017 Lisboa 08:08
    Daqui nunca vem nada de bom. Se é para mexer em qualquer coisa, estraga. Enquanto ministra foi sempre a agravar impostos. Agora diz que quer fazer o contrário. Onde chega a demagogia e o descaramento.
  • ZédoNabão
    10 set, 2017 Tomar 00:37
    Cristas e as suas declarações bombásticas !.. A imprensa dá-lhe "conversa" e ela continua a julgar-se dona "disto tudo". Quer estar em todas, mas felizmente só está no CDS, partido de pouca e fraca expressão politica.
  • Luis
    10 set, 2017 Lisboa 00:29
    Coitada da moçoila, só conheceu o País real depois de ter sido governanta durante quatro anos. Tão nova e com tanta falta de memória. Está mesmo a precisar de tomar Memofante.
  • 10 set, 2017 aldeia 00:27
    Porque não apresentaste essa proposta quando eras ministra no governo anterior? Agora....cheira a demagogia e a mediocridade.

Destaques V+