Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Colômbia. Francisco insiste na reconciliação

09 set, 2017 - 18:30 • Aura Miguel

Sumo Pontífice lembra “o amor traduzido em actos de não-violência, de reconciliação e de paz”.

A+ / A-
Francisco visita a terra do narcotráfico colombiano e apela por um "estilo de vida de Jesus"
Francisco visita a terra do narcotráfico colombiano e apela por um "estilo de vida de Jesus"

Veja também


O Papa presidiu a missa no aeroporto Enrique Olaya Herrera de Medellin e voltou a falar em reconciliação, numa altura em que a Colômbia sai de uma guerra civil de 50 anos.

Perante milhares de peregrinos, Francisco lembra que, “na Colômbia, há tantas situações que reclamam, dos discípulos, o estilo de vida de Jesus, particularmente o amor traduzido em actos de não-violência, de reconciliação e de paz”.

“Não podemos ser cristãos que levantam continuamente a bandeira de ‘Passagem Proibida’, nem considerar que esta parcela é minha, apoderando-me de algo que absolutamente não é meu. A Igreja não é nossa, é de Deus”, referiu.

O Sumo Pontífice deixou ainda uma nota particular à igreja do país. “Irmãos e irmãs, a Igreja na Colômbia é chamada a comprometer-se, com mais ousadia, na formação de discípulos missionários. Discípulos missionários que sabem ver sem miopias hereditárias; que examinam a realidade com os olhos e o coração de Jesus, e julgam a partir daí. E que arriscam, actuam, comprometem-se”.

Francisco terminou a homilia reforçando o propósito da sua visita ao país e com um pedido especial aos presentes: “Vim aqui precisamente para vos confirmar na fé e na esperança do Evangelho: permanecei firmes e livres em Cristo, de tal modo que O espelheis em tudo o que fizerdes; abraçai com todas as vossas forças o seguimento de Jesus, conhecei-O, deixai-vos convocar e instruir por Ele, anunciai-O com grande alegria”.

O Papa, que chegou de carro ao aeroporto de Medellin devido às más condições atmosféricas, pediu desculpa aos fiéis pelo atraso no início a cerimónia e agradeceu-lhes "a paciência e a coragem" de o esperarem à chuva para a missa.


A Renascença acompanha em permanência a visita do Papa à Colômbia. Siga em directo e acompanhe as transmissões vídeo em directo.

A Renascença na Colômbia com o Papa Francisco. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+